Ouvindo...

Operação Deméter: PCMG desarticula “bunkers” de tráfico de drogas em Ubá (MG)

A chefe do grupo e dois jovens foram presos. Um está foragido.

Dois esquemas de tráfico de drogas foram desarticulados pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), durante a Operação Deméter, em Ubá (MG).

As investigações na Delegacia de Narcóticos e Homicídios duraram dois meses. Em dois dias de operação, foram apreendidas granadas, drogas e outros materiais ilegais em dois “bunkers”, no bairro Agostinho Amato.

Bunker “big brother”

Na ação, iniciada na quarta-feira (18), as equipes localizaram o primeiro “bunker”, reforçado com chapas de aço e monitorado por mais de 15 câmeras de segurança.

O local funcionava como um complexo de vendas: as pessoas se aproximavam do portão e tocavam interfone, que era conectado ao quarto de uma das suspeitas. Ela monitorava as câmeras em um telão, liberava o acesso aos usuários e se comunicava com outro suspeito para autorizar a venda das drogas.

Durante a abordagem, parte das drogas foi descartada, mas uma quantidade foi apreendida. A jovem de 28 anos, apontada como líder do tráfico, foi presa em flagrante. Já o companheiro dela está foragido. O outro envolvido, de 29 anos, também foi preso por envolvimento na comercialização de drogas.

PCMG desmantela segundo “bunker”

A operação continuou nesta quinta (19), quando outro “bunker” reforçado e ponto de tráfico foi localizado no mesmo bairro.

Durante o mandado de busca, um jovem de 19 anos tentou fugir pelo terraço da casa, pulando para o imóvel do lado. Na fuga, ele deixou cair 187 tabletes de maconha e uma granada. Ele invadiu uma casa, onde estavam quatro crianças e tentou se esconder atrás de um colchão. Não adiantou. Ele foi preso em flagrante.

As equipes apreenderam cerca de 200 pinos de cocaína, porções de crack, haxixe, ecstasy, balanças de precisão, munições, um carregador de arma de fogo e até uma estufa para o cultivo de maconha.

Diante da apreensão do explosivo, houve o deslocamento da equipe antibombas da Polícia Civil em Belo Horizonte para a realização da detonação.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.
Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.
Leia mais