Quem tem aprendizado de virtudes na infância, tem futuro. Com este lema, as Escolas SESI vêm desenvolvendo um reconhecido e premiado projeto pedagógico, que tem o objetivo de formar cidadãos mais conscientes para a sociedade e o mercado de trabalho. É a Rede SESI de Virtudes, um programa para prevenção do bullying, por meio da interiorização de valores pelos alunos das escolas.
A idéia parte do princípio de que educar não é somente transmitir os conhecimentos que foram acumulados pela sociedade ao longo dos anos, mas é principalmente preparar os indivíduos para a vida, tornando-os mais conscientes, autônomos e aptos para o convívio social e para trabalhar em favor de uma sociedade melhor.
O programa leva à reflexão e à prática do bem para o dia a dia das escolas. Assim, além das disciplinas da grade curricular, como matemática, física, história ou português, o aluno também aprende solidariedade, respeito, paciência... enfim, valores e virtudes!
O projeto
Para envolver os alunos nesta Rede de Virtudes, foram criados 14 personagens inspirados na série Pokémon. E cada personagem representa uma virtude: paciência, respeito, solidariedade, perseverança, justiça, honestidade, compaixão, gratidão, generosidade, tolerância, gentileza, lealdade, humildade e responsabilidade online. Estilizados na linguagem dos mangás e animes (histórias em quadrinhos e desenhos animados japoneses), os personagens se aproximam do universo infanto-juvenil e são inseridos no convívio escolar por meio de dinâmicas de reflexões coletivas.
Reconhecimento nacional
Além de conquistar os alunos com este criativo e divertido programa pela cidadania, o projeto conquistou também o reconhecimento nacional. Representado pela Escola SESI Barbacena, o projeto Rede SESI de Virtudes levou o ouro no Prêmio Educação para Gentileza e Generosidade. A premiação busca incentivar e reconhecer atitudes generosas e solidárias, com participação de escolas de todo o Brasil. Foram 3 mil escolas concorrentes, todas trabalhando dentro dos princípios da cidadania, generosidade, gentileza, diversidade, respeito, sustentabilidade e solidariedade.
Em Barbacena, a Rede SESI de Virtudes promoveu entre os alunos várias iniciativas solidárias, como o combate ao bullying, arrecadação e doação de produtos de limpeza para famílias carentes de pacientes oncológicos e ações de gentileza com profissionais da saúde na pandemia da Covid-19.
Orgulhoso e realizado com o resultado, o diretor da Escola SESI Barbacena, César Alexandre Ferreira, destaca que o prêmio traz visibilidade para a escola e mostra que todos estão trabalhando cada vez mais no caminho certo, para que os alunos sejam cidadãos comprometidos com a sociedade.
Para conhecer mais sobre a Rede SESI de Virtudes e se inspirar neste projeto transformador, clique aqui (