Depois que a União Europeia (UE) sugeriu a padronização das entradas de carregadores em celulares, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou uma proposta semelhante. O órgão pretende exigir o uso de USB-C como padrão para conectores de celular e carregador no país.
A sugestão está em consulta pública e vai receber contribuições da sociedade até 26 de agosto. Em comunicado, a agência destaca que a entrada USB-C foi escolhida para a proposta “por já ser amplamente utilizada pela maioria dos fabricantes globais” e ter normatização bem estabelecida e reconhecida internacionalmente. A maioria dos telefones Android lançados nos últimos anos adota o USB-C, enquanto a Apple resiste e usa o lightning.
Além da UE, um grupo de senadores democratas americanos solicitou ao Departamento de Comércio dos EUA que as entradas de carregadores de celulares sejam padronizadas no país. Ed Markey, Elizabeth Warren e Bernie Sanders pedem que a instituição assegure um método de carregamento comum a todos os aparelhos. Os parlamentares não estipularam uma tecnologia, como ocorreu na Europa. Isso pode levar ao uso de padrões incompatíveis entre os mercados internacionais, por exemplo.
O documento diz que “a UE agiu sabiamente em prol do interesse público ao enfrentar poderosas empresas de tecnologia em relação a esse problema de mercado e ambiental” e critica diretamente os padrões únicos para dispositivos de marcas específicas. Ao trocar de marca, o consumidor tem de renovar cabos e carregadores, o que leva a uma quantidade desnecessária de lixo eletrônico. O Departamento de Comércio ainda não tomou decisões em relação ao pedido.
Se a ideia for aprovada, a Apple pode ter de abandonar o lightning — que, segundo a companhia, é otimizado para seus dispositivos. E, se UE e EUA adotarem opções diferentes, a companhia teria de se adaptar a esses padrões distintos. Procurada pela reportagem da Itatiaia, a Apple informou que não vai comentar o assunto.
Críticos do projeto da UE apontam que a restrição pode impedir inovações no setor. Segundo eles, padrões proprietários podem atender melhor às necessidades no desenvolvimento de métodos de carregamento mais rápidos, por exemplo.