Ouvindo...

SESI - Uma escola para a vida

O potencial do SESI em transformar vidas, por meio de uma educação para além do ensino acadêmico

SESI - Uma escola para a vida

O que você vai ser quando crescer? A pergunta sempre presente entre os jovens, nem sempre tem uma resposta já definida. Aliás, esta é uma questão que a vida e as experiências das trajetórias é que ajudam a responder. Assim foi com o jovem Diogo Gabriel de Souza, que pensava que seria jogador de vôlei, mas no meio do caminho, tinha uma Escola SESI, transformadora, que o fez descobrir uma outra paixão além do esporte: a programação. Diogo conta que como aluno do SESI, se descobriu apaixonado por tudo que a indústria pode fazer. Em paralelo às atividades acadêmicas, ele descobriu a robótica e foi trabalhando em equipe, que percebeu o “quanto a habilidade de comunicação e inteligência social são fundamentais na vida e nessa área”. Diogo participou de torneios regionais e nacionais e a partir de experiências na Escola SESI conseguiu responder aquela pergunta inicial. Hoje, aos 18 anos ele é programador e já está na indústria 4.0 e não hesita em dizer que tem certeza de que é ali que ele quer estar.

A história de Diogo é uma das milhares de histórias de alunos das escolas SESI, que vivem experiências para além do ensino acadêmico, para além do muro da escola. Participando de projetos que abrem caminhos para questões muito mais amplas e que fogem do currículo escolar comum, se tornam alunos protagonistas na escola e na vida.

Por meio de atividades que ajudam os alunos a desenvolverem competências indispensáveis para a formação cidadã, as Escolas SESI proporcionam espaços criados para atividades práticas, que estimulam os jovens a pensar de maneira disjuntiva, visando o fomento do empreendedorismo dentro de si. Assim como o Diogo desenvolveu suas competências e talento por meio da robótica, os alunos das escolas SESI têm oportunidades de aplicar os conceitos da física, química, matemática e outras disciplinas, em diversas experimentações, seja construindo robôs, desenvolvendo jogos, mas principalmente, trabalhando em equipe, em atividades que ensinam, antes de mais nada, valores e virtudes, formando indivíduos muito mais preparados para lidar com o outro, qualificados para atuar de maneira autônoma, crítica, consciente e participativa.

Conhecimento e valores andam juntos

E estas são experiências que ficam para toda a vida. Tudo começa bem cedo, participando da Rede de Virtudes, um projeto inovador, reconhecido e premiado nacionalmente. Criado com o objetivo de combater o bullying na escola, o projeto leva a reflexão e a prática do bem para o dia a dia das escolas e serve de base para surgir inúmeras amizades.

Assim aconteceu, por exemplo, com o jogador de futebol Wesley Hudson da Silva, que treinou no SESI de Juiz de Fora e guardou experiências que foram bem além das quatro linhas. Revelado pelo Atlético e hoje já no futebol profissional, Wesley conta que “o SESI foi fundamental no seu crescimento, não só na parte do futebol, mas também no respeito e educação com o próximo e no companheirismo”. E completa: “o SESI também me deu oportunidade de conhecer várias cidades e ter momentos felizes com meus amigos, com os quais até hoje tenho contato e sempre vou ter!”

Também os alunos Miguel, da equipe de Robótica Atombot da escola SESI Dom Bosco de São João Del Rei e Bernardo, da equipe Robozeus do SESI de Barbacena estão vivendo experiências muito especiais participando de competições nacionais e até internacionais e afirmam que por meio das atividades de robótica do SESI, aprendem novas habilidades, fazem novos amigos, trabalham em equipe e se divertem muito. O que mais esta meninada pode querer?

Educação que já tem o futuro dentro dela

Além de preparar os alunos para a vida, as escolas SESI preparam o aluno para o futuro e os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais moderno e competitivo. E para isto, investem em projetos pedagógicos afinados com as novas tecnologias, porque acreditam no potencial de transformação que elas têm. Além de aulas de robótica, os alunos participam de torneios de robótica, Projeto Microsoft, Projeto Microsoft Office 365, Minecraft for Education e Rede de Virtudes, tudo preparado com elementos e ferramentas do universo jovem, que envolvem e conquistam os alunos.

Depois de conhecer e viver estas experiências tão estimulantes no ensino acadêmico e nas atividades extra-curriculares, uma parte daquela pergunta inicial é respondida pelos alunos sem hesitação. O que você quer ser quando crescer? Quero ser um ex-aluno SESI. Mas para esta condição futura de ex-aluno, o momento, então, é agora. Porque, se tem Escola SESI, tem futuro. Saiba mais em sesimg.com.br.