Ouvindo...

Spotify traz podcasts em vídeo para o Brasil

Opção já estava disponível em países de língua inglesa

Com podcasts em vídeo, Spotify vai concorrer com o YouTube

Os podcasts em vídeo têm ganhado popularidade. Isso fez o Spotify expandir esse recurso para seis novos mercados: agora, Brasil, Alemanha, França, Itália, Espanha e México vão permitir o upload desse tipo de conteúdo na plataforma. Anteriormente, a opção estava disponível apenas em países de língua inglesa, como EUA, Reino Unido, Irlanda, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

No Brasil, a plataforma anunciou a estreia do podcast original Bocas Ordinárias. O lançamento é em 19 de julho, com apresentação de Beto Estrada, João Luiz Pedrosa, Julio Beltrão, Pathy dos Reis e MC Soffia. A veiculação dos podcasts em vídeo acontecerá pelo Anchor. É possível ver os podcasts em vídeo do tanto em primeiro plano, com o vídeo em tela cheia, quanto com o vídeo de fundo e o áudio em destaque.

Os criadores de podcast poderão substituir arquivos em áudio já publicados no Spotify por vídeos. A recomendação da plataforma é que os criadores utilizem arquivos em formato horizontal com as extensões .mov ou .mp4. Para garantir a interatividade com o público, os podcasts em vídeo permitirão o uso de caixas de perguntas e enquetes.

A companhia tem procurado ampliar o alcance de seus podcasts e, recentemente, anunciou novidades em países com Japão, Filipinas e Argentina. Por outro lado, tenta evitar um confronto com o YouTube: conforme podcasts e vídeos se aproximam, o YouTube tem se tornado cada vez mais importante no segmento e, segundo pesquisas, já é a maior plataforma de podcast nos EUA.

Alem disso, nesta terça-feira (12), o Spotify anunciou a compra do Heardle, um jogo de trivia que tem como base o Wordle, um game de adivinhação de palavras. O Heardle é a primeira aquisição do Spotify no setor de jogos e a empresa espera que ele tenha duas funções: manter os apaixonados por música engajados e servir como ferramenta de descoberta.