Fora do sistema operacional iOS desde 2020, Fortnite deve voltar aos dispositivos da maçã ainda neste ano. Em um anúncio recente da Epic Games, a empresa confirmou que o Fortnite, um dos games mais jogados do mundo, voltará a ser disponibilizado pela App Store.
Em uma postagem recente da Epic Games no Twitter, o battle royale Fortnite foi submetido ao último processo burocrático antes de voltar a ser ofertado para os dispositivos que usam o sistema operacional da Apple. A princípio, o retorno do Fortnite aos dispositivos iOS deve acontecer apenas na Europa.
Status update on our mobile plans:
— Epic Games Newsroom (@EpicNewsroom) June 28, 2024
DONE:
✅ Submitted the Epic Games Store and Fortnite to Apple for their required notarization process.
IN PROGRESS:
◻️ Launch! Targeting the next couple months for the store and Fortnite on iOS in the EU.
◻️ Bring our games to other mobile…
Entenda o caso
Essa novela se estende desde 2020, quando a Epic Games tentou contornar o sistema de pagamentos in-app da All Store incorporando um sistema de pagamentos próprio e acabou enfrentando a remoção de Fornite da loja.
Mudanças recentes trazidas pela nova regulamentação do Digital Markets Act (DMA) na União Europeia foram extremamente favoráveis para desenvolvedoras e publicadoras de games como a Epic, uma vez que autoriza que as desenvolvedoras podem informar os usuários sobre outros tipos de métodos de pagamento alternativos fora das plataformas oficiais (App Store e Google Play), sem que haja qualquer tipo de cobrança de taxas adicionais.
Anteriormente, as plataformas estavam autorizadas a cobrar taxas a cada microtransação, que poderiam chegar até 30%. Em jogos como Fortnite, em que a maior parte do faturamento da empresa vem da venda de itens cosméticos dentro do jogo, essas taxas cobradas impactam diretamente na saúde financeira do projeto.