Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias de Vôlei no WhatsApp

Campeão olímpico em 2016 anuncia aposentadoria: ‘Fui muito feliz’

Atleta destacou a vontade de estar mais próximo da família como um dos fatores que motivou a decisão

Alison e Bruno Schmidt foram campeões olímpicos no Rio de Janeiro em 2016

Alison Cerutti, o ‘Mamute’, um dos maiores nomes da história do vôlei de praia, anunciou nesta quinta-feira (24) que vai se aposentar ao final da temporada 2025. Campeão olímpico no Rio de Janeiro em 2016, o atleta se prepara para disputar os últimos torneios profissionais no segundo semestre do ano, encerrando uma trajetória de duas décadas nas areias.

Aos 39 anos, o ‘Mamute’ encerra a carreira com números expressivos: mais de mil vitórias, 136 pódios entre competições nacionais e internacionais, títulos olímpicos, mundiais, pan-americanos e sul-americanos, além de diversas premiações individuais. Alison é o único tetracampeão do ‘Rei da Praia’ e conquistou o tricampeonato do Circuito Mundial, em 2011, 2015 e 2016.

“Fui muito feliz, fui muito além do que poderia imaginar. Olho para trás e sinto orgulho de tudo que fiz na minha carreira, das decisões que tomei, das escolhas que fiz. Sou realizado pelo que eu vivi dentro do vôlei de praia, não só pelas conquistas, mas pelas amizades, pelas experiências, oportunidades e aprendizados”, declarou o atleta em comunicado oficial.

Adeus nas areias cariocas

Alison disputou sua última etapa nacional no fim de semana passado, em Cuiabá–MT, pelo Circuito Brasileiro 2025. Agora, ele parte para os Estados Unidos, onde jogará dois torneios do Circuito Americano. O adeus definitivo deve ocorrer no início de outubro, na etapa de Copacabana (RJ), local de grande valor simbólico para o jogador.

“Copacabana é o ‘Maracanã' do vôlei de praia. Foi lá que conquistamos o ouro nos Jogos Olímpicos. Mas ainda falta muito. Quero focar nos próximos torneios, fazer bons campeonatos e aproveitar ao máximo esse tempo que ainda tenho como profissional” comentou Alison, que completa 40 anos em dezembro.

Desejo de estar próximo da família

Ao se despedir do circuito profissional, Alison destacou o desejo de estar mais próximo da família, mas sem abandonar o esporte.

“Quero curtir esse momento, encerrar bem minha carreira, aproveitar ao máximo. Depois, quero estar com a minha família, acompanhar mais de perto o crescimento dos meus filhos, mas não me vejo longe do esporte. Vamos ver o que acontece”, concluiu.

Alisson ‘Mamute’

Natural de Cachoeiro do Itapemirim–ES, Alison iniciou sua carreira profissional no vôlei de praia em 2005. Desde então, formou parcerias históricas com nomes como Emanuel, Bruno Schmidt, Álvaro Filho e André Stein. Em 2016, ao lado de Bruno, conquistou o ouro olímpico no Rio. Quatro anos antes, havia levado a prata em Londres, jogando com Emanuel.

Outros títulos importantes incluem o ouro na Copa do Mundo (2013), o bicampeonato do Mundial (2011 e 2015), o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara (2011), o tricampeonato do Circuito Brasileiro e quatro títulos consecutivos do Super Praia. Em 2020, ele ainda participou dos Jogos Olímpicos de Tóquio, terminando na quinta colocação.

O ‘Mamute’ também acumulou prêmios individuais ao longo da carreira, como o de melhor jogador do Mundial de 2011, ‘Atleta do Ano’ no Espírito Santo e revelação do Circuito Brasileiro em 2006. Em 2015 e 2016, ele e Bruno Schmidt foram eleitos pelo COB como a ‘Melhor Dupla do Ano’.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports