Um dos principais nomes do vôlei de praia brasileiro,
Alisson iniciou sua carreira no vôlei de quadra em 2001, aos 16 anos, no Clube Álvares Cabral, em Vitória-ES. Aos 17 anos, ele foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira Infanto-Juvenil.
Enquanto jogava pelo Álvares Cabral, Alison ajudava nos treinos da dupla de vôlei de praia Fábio Luiz e Loiola recolhendo as bolas. Por ser muito grande, pesado e não ser acostumado com a areia recebeu o apelido de ‘Mamute’, inspirado no personagem Manny, do filme ‘A Era do Gelo’.
Em 2004, inspirado pela medalha de ouro de Ricardo e Emanuel na Olimpíada de Atenas, Alison decidiu se arriscar nas areias. Em 2005, aos 20 anos, ele passou a disputar campeonatos ao lado da dupla Vinícius.
Um ano depois, ao lado de Bruno Schmidt, Mamute foi eleito a ‘Revelação’ do Circuito Brasileiro, sua primeira conquista no esporte. Nos anos seguintes, atuou com Bernardo e Harley, com quem foi vice-campeão do Campeonato Mundial, em 2009.
Em 2010, foi convidado por Emanuel, sua inspiração em 2004 e bronze em Pequim 2008, para formar uma dupla. Juntos, eles conquistaram todos os principais títulos da modalidade: Copa do Mundo, Circuito Mundial, World Tour Finals, Circuito Brasileiro, ouro nos Jogos Pan-Americanos e o pódio nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 com a medalha de prata.
Em 2013, Alison voltou a jogar com Bruno de olho na Olimpíada do Rio em 2016. Mamute e Schmidt conquistaram diversos títulos entre 2013 e 2016: Copa do Mundo, Circuito Mundial, Circuito Brasileiro, World Cup Tour, ‘Super Praia’, ‘Rei da Praia’ e o ouro nos Jogos Sul-Americanos. O ciclo olímpico foi finalizado com a maior conquista da carreira de Cerutti: o ouro olímpico na Rio 2016.
Alison e Bruno seguiram juntos por mais dois anos e, em 2018, anunciaram a separação. Desde então, Mamute jogou ao lado de André e Álvaro, o Alvinho, dupla na Olimpíada de Tóquio em 2021, onde foram eliminados nas quartas de final.
Em 2023, Alisson decidiu se mudar para Los Angeles, nos Estados Unidos, e disputar a AVP. Na liga americana de vôlei de praia ele disputou sete etapas com Billy Allen e conseguiu 3 pódios e um título na etapa de Denver.
Durante as Olimpíadas de Paris 2024, Alison fez parte da equipe da Cazé TV como comentarista dos jogos de vôlei de praia.
Após uma breve volta para o Brasil, Alison voltou aos Estados Unidos, e jogou ao lado de Evan Cory e de Alvinho, seu ex-companheiro. Juntos, os brasileiros foram campeões da etapa de Hermosa Beach, em setembro. A medalha de ouro marcou a despedida de Mamute do país norte-americano.
Mamute se aposentou do vôlei de praia em 5 de outubro de 2025, após 20 anos de carreira.
Em sua despedida das quadras, Alison jogou ao lado de Renato. Na etapa do Rio de Janeiro do Circuito Brasileiro, eles foram eliminados na semifinal e conquistaram a medalha de bronze ao vencer João Pedro e Henrique por 2 sets a 0.
Homenagem
Após o jogo desse domingo, Mamute foi homenageado pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). Ele recebeu uma camisa personalizada com o número 1 e a imagem de um mamute, em referência ao seu apelido.
O Campeão Olímpico na Rio 2016 e Renato, sua dupla, também usaram camisas especiais no jogo contra João Pedro e Henrique.
“Estamos aqui na Praia de Copacabana, palco histórico, onde todos vocês e nós testemunhamos o maior momento da carreira, o maior sonho, desse gigante de mais de dois metros de altura. Agora, está sendo o cenário da despedida de um dos maiores jogadores da história do vôlei de praia mundial. A Confederação Brasileira de Voleibol presta todas as reverências e homenagens a você hoje, Alison. O nome do Alison Mamute vai estar para sempre escrito na história do esporte”, disse o texto da homenagem a Alison.
Após a partida, ele se emocionou e disse ser grato por tudo o que ocorreu na carreira.
“Valeu a pena, valeu a pena tudo. Acordar cedo, sair de casa com 16 anos, todo mundo que me ajudou, os técnicos, os parceiros. A vida de atleta é muito difícil. Eu sou campeão olímpico, mas esse é o nosso legado: levar para as crianças, levar para a sociedade que o esporte muda vidas. Eu sou muito grato ao Brasil, ao mundo, ao voleibol de praia, tudo que me ajudou a estar aqui hoje”, disse em entrevista ao sportv.
“Encerrando um capítulo inesquecível. Medalha de bronze no último jogo da carreira — e uma homenagem que vai ficar pra sempre no coração. Difícil colocar em palavras a emoção de hoje… Gratidão por cada ponto, cada parceria, cada torcida e cada amigo que o vôlei de praia me deu. Um ciclo se encerra, mas as memórias e o amor por esse esporte ficam pra sempre”, completou Mamute pelas redes sociais.