Narrador da Globo homenageia Milton Naves em transmissão de Palmeiras x Cruzeiro
Everaldo Marques relembrou a trajetória de sucesso do radialista e repetiu um icônico bordão do "Show de Bola"

Narrador do Grupo Globo, Everaldo Marques prestou homenagem a Milton Naves antes da transmissão de Palmeiras x Cruzeiro no sportv, em jogo da Série A do Campeonato Brasileiro. O ex-narrador e apresentador da Itatiaia faleceu neste sábado (16), aos 70 anos.
Minutos antes de a bola rolar na Arena Barueri, Everaldo relembrou a trajetória do "Show de Bola" e destacou ser um dia triste para o jornalismo esportivo brasileiro.
"Eu quero registrar a tristeza para o jornalismo esportivo hoje, a morte de Milton Naves, o Show de Bola! Jornalista de mais de 50 anos de carreira no rádio esportivo de Minas Gerais, faleceu hoje. Radialista de voz marcante do rádio mineiro, nove Copas do Mundo, que faleceu hoje", disse Everaldo Marques.
Além disso, Everaldo Marques repetiu, assim que o jogou começou, um icônico bordão de Milton Naves: "Como diria o saudoso Milton Naves que nos deixou hoje, estou fazendo o que gosto, transmitindo um jogo de bola!", completou Everaldo.
Com passagens por rádios paulistas e pela ESPN, Everaldo Marques será o narrador dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo na TV Globo.
Relembre a trajetória de Milton Naves
Milton Amaral Naves nasceu em Ilicínea, no sul de Minas, em 26 de dezembro de 1955. Ainda na infância, mudou-se com a família para Alfenas. Desde os 10 anos de idade, manifestava o desejo de ser locutor esportivo. Exatamente por isso, fazia questão de iniciar suas transmissões com a frase que o marcou para sempre: “estou fazendo o que gosto, transmitindo um jogo de bola”.
Dono de uma voz potente, teve a primeira experiência como radialista aos 17 anos. Milton concorreu a uma vaga na Rádio Cultura de Alfenas e superou 34 universitários, quando ainda cursava o Ensino Médio. Em 27 de fevereiro de 1977, transmitiu o primeiro jogo da carreira: Flamengo/RJ X Caldense, pela Taça Cidade de Alfenas, na inauguração do Estádio Francisco Leite Vilela. Naquele dia, narrou os lances de craques como Junior, Carlos Alberto Torres, Adilio e Tita.
Não demorou muito para Milton Naves ser observado pelas grandes emissoras da capital Belo Horizonte. Em 1979 foi contratado pela Rádio Guarani. Menos de um ano depois, já estava na Itatiaia, após convite de Osvaldo Faria, contratado para ser narrador, redator, apresentador e repórter.
Respeitado pela sua imparcialidade, Milton Naves consolidou uma carreira de sucesso na Itatiaia: permaneceu no ar por quatro décadas e ganhou o bordão de “Show de Bola”. Nesse período, comandou o Rádio Esportes, programa líder de audiência na hora do almoço. Apresentou o programa pela última vez em 30/06/2022. Versátil e polivalente, também era apresentador titular do Troféu Guará, principal premiação do esporte mineiro.
Em mais de quatro décadas de carreira, o “Show de Bola” cobriu 9 Copas do Mundo. A primeira em 1982, na Espanha, e a última em 2018, na Rússia. Nesse período, a única ausência foi no Mundial de 1986. Das 9 Copas, narrou 6 finais, incluindo o primeiro tempo da decisão de 2002 entre Brasil e Alemanha, no Japão, ano do pentacampeonato mundial da seleção brasileira. Em casa, ele guardava, com carinho e orgulho, todas as credenciais dos grandes eventos que cobria. Milton Naves esteve em 13 edições da Copa América e rodou por aproximadamente 50 países.
Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.


