O Atlético foi derrotado, por 1 a 0, pelo Grêmio no último sábado (22), em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, a atuação da arbitragem gerou polêmicas: o Galo chegou a empatar a partida com Alan Kardec, mas o gol foi anulado pelo VAR, que identificou impedimento no lance.
O VAR acertou?
Durante o Seleção Sportv desta segunda-feira (24), o ex-árbitro e comentarista Paulo César de Oliveira comentou a atuação do VAR no lance que gerou o gol de empate da equipe atleticana.
“Futebol moderno, foi traçada a linha do Alan Kardec em relação ao posicionamento do Bruno Uvini. Quando começou a traçar a linha, a CBF usou a câmera invertida. Primeiro, essa é a câmera de impedimento, o VAR não usou esse ângulo porque ele não conseguia identificar os dois jogadores, os posicionamentos dos dois jogadores”, explicou.
“Portanto ele foi para a câmera da linha do gol, a câmera exclusiva da CBF, utilizada para auxiliar na traçagem da linha, também naquela situação gol-não gol e outros lances. Aí, na câmera invertida, ele buscou o quadril do Bruno Uvini e também identificou a última parte do corpo do Alan Kardec e, de acordo com a computação gráfica, até sobrou um espacinho aqui assim, né, foi considerada posição irregular. É o futebol moderno, no campo, muito difícil de perceber um posicionamento desse”, detalhou.
Para o comentarista, apesar das reclamações e do lance ajustado, o trabalho de computação gráfica realizado pelo árbitro de vídeo segue sendo de confiança.
“Muita reclamação, mas a gente confia sempre. O trabalho foi feito pelo Wagner Reway, que é um árbitro de vídeo muito experiente, e aí, de acordo com computação gráfica, a posição do Kardec era irregular”, concluiu.
Atlético questionará a CBF
Um grupo de representantes do Atlético irá até a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, em busca de explicações sobre lances dos dois últimos jogos do Galo, contra Goiás e Grêmio.
O grupo será composto por Rodrigo Caetano (diretor de futebol), Victor Bagy (gerente de futebol) e o ex-árbitro Sálvio Spíndola, que trabalha como consultor de arbitragem para o Galo. É esperado que o presidente do clube, Sérgio Coelho, também faça parte da delegação que viaja na quarta-feira (26). O encontro na sede da CBF será com o ex-árbitro e atual presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme.
As reclamações envolvem dois lances das últimas duas partidas.