Luiz Carlos de Azevedo, gerente-geral das categorias de base do
Em entrevista à Itatiaia, o dirigente celebrou a conquista e destacou a importância da premiação.
“Muito feliz. Parabéns, à Itatiaia por poder promover uma festa tão bonita, tão importante e, acima de tudo, de lembrar das categorias de base. A gente, que trabalhou muitos anos em outros locais, sempre ouviu falar e, em dez meses, ter a oportunidade de tá ser presenteado em nome do Atlético, nos deixa muito feliz”, disse Luiz Carlos de Azevedo.
Adiante, Luiz Carlos valorizou a importância das categorias de base e citou a criação de uma “cultura” dentro do Atlético para oportunizar novos atletas.
“Acima de tudo com uma categoria que está representando muito bem a camisa do Galo, a história do Galo, e a gente tem certeza que vai dar muito sucesso para nossa equipe profissional”, iniciou.
“Como já está começando esse momento de transição e que vai oportunizar novos atletas e vai, cada vez mais, criar essa cultura dentro do clube. É para isso que a gente veio aqui, para poder somar”, finalizou.
Planejamento para a base
Na sequência, Luiz Carlos detalhou o planejamento do clube para as categorias de base em 2026.
O diretor ressaltou que o foco do Atlético está na formação de “atletas vitoriosos” e relembrou a trajetória da equipe campeã do Campeonato Brasileiro Sub-17 em 2025.
“Primeiro, é importante pontuar que o nosso principal objetivo é a formação do atleta, mas no nosso entendimento, formar um atleta vitorioso acaba sendo fundamental para que ele chegue na nossa arena com 40 mil pessoas e consiga entrar em um Galo e Cruzeiro, em um Galo e Palmeiras”, afirmou o dirigente.
“Então, ao longo dessa trajetória, para vocês entender o quão foi importante nós chegarmos na final, nós fizemos uma semifinal na Arena da Baixada, contra o Athletico Paranaense, com um bom público. Nós fizemos uma final contra o Grêmio, na Arena do Grêmio, contra um bom público e nós fizemos a nossa grande final na nossa Arena, também com um bom público”, continuou.
“Ou seja, tudo isso gera um ambiente para que eles possam se desenvolver e estarem tem acostumado para quando cheguem lá no profissional poderem representar”, encerrou Luiz Carlos de Azevedo.
Por fim, o gerente-geral das categorias de base do Atlético comentou a mudança no comando do time sub-20 e
Após a saída da competição, o antigo treinador, Leandro Zago,
“Para 2026 o nosso planejamento já começou. O próprio Henrique já foi promovido para categoria sub-20. Estamos trazendo um novo comandante para categoria sub-17. Um cara extremamente vitorioso, competente que vai vir somar aqui para o nosso”, destacou.
“A segunda fase das obras (no CT da base) já está bem desenhada, então, a gente começa a obra. Já está na fase de estudos de contratos e tudo. Em fevereiro já começa, efetivamente, a obra, com previsão de inaugurar até o final do ano. Vai ser um grande prédio aqui para isso e, cada vez mais, integrado com o futebol profissional, que é o nosso carro-chefe, que é para onde a gente aqui trabalha e para que a gente possa estar oportunizando os nossos meninos lá”, concluiu Luiz Carlos.
A Itatiaia organiza o Troféu Guará desde 1962 e reúne o voto dos principais veículos de comunicação de Minas Gerais.