Técnico do Cruzeiro feminino agradece a Pedrinho após reconhecimento do Troféu Guará Bmg

Equipe conquistou título do Campeonato Mineiro de 2025 após bater o América na final

Jonas Urias, técnico do time feminino do Cruzeiro, em entrevista à Itatiaia

Jonas Urias, técnico do time feminino do Cruzeiro, recebeu o reconhecimento do Troféu Guará Bmg 2025, pelo título do Campeonato Mineiro conquistado no ano passado. Em entrevista à Itatiaia, o treinador agradeceu ao presidente do clube, Pedro Lourenço, pela estrutura fornecida às Cabulosas.

“Quando eu estou em uma instituição que respeita as mulheres e o futebol de mulheres, que dá condições de trabalho e a gente se une à pessoas extraordinárias, com muita dedicação, sem dúvida, os resultados aparecem”, iniciou.

“Essa homenagem, fica aqui da minha parte, à todas as atletas que compuseram o Cruzeiro de garotas em 2025. Toda a equipe técnica. Um carinho especial ao nosso presidente Pedro Lourenço por nos dar tanta dignidade para seguirmos fazendo bem feito o futebol feminino”, prosseguiu.

Urias ressaltou ainda a camada social que o futebol feminino abrange, pois se trata de uma categoria que busca diariamente mais valorização.

“Quando escolhemos profissionalmente representar o futebol de mulheres sabemos da responsabilidade, porque são barreiras e camadas sociais que vamos quebrando. Cada vez mais o futebol feminino está ocupando um lugar de respeito na sociedade e no esporte, onde ele merece estar. Esse troféu representa, sem dúvida nenhuma, essa luta”, finalizou.

Temporada 2025 do Cruzeiro Feminino

O Cruzeiro iniciou o ano de 2025 disputando a Supercopa do Brasil Feminina. Finalista em 2024, o clube almejava chegar à decisão novamente. Entretanto, a equipe acabou sendo eliminada na semifinal ao ser derrotada pelo Corinthians por 1 a 0.

Apesar do resultado negativo no início da temporada, as Cabulosas estrearam no Brasileirão com o ‘pé direito’ diante do Grêmio. Na ocasião, a equipe venceu o Tricolor Gaúcho por 4 a 3, de virada.

A equipe mineira seguiu vencendo na competição nacional e fez história. O Cruzeiro finalizou a primeira fase do campeonato na liderança, com 36 pontos - foram 11 vitórias, três empates e apenas uma derrota em 15 jogos disputados. Foi a melhor campanha de um clube mineiro na história do futebol feminino nacional.

Mas as Cabulosas almejavam feitos ainda maiores - e conseguiram. Nas quartas de final, a equipe despachou o RB Bragantino após triunfo por 2 a 0 no placar agregado. Na semifinal, o clube celeste reencontrou o Palmeiras, antigo algoz que havia colocado um ponto final na trajetória da equipe em 2024. Desta vez, a história foi diferente. A Raposa conseguiu uma vitória importante no jogo de ida: 3 a 1 fora de casa, de virada. Na partida de volta, disputada no estádio Independência, em Belo Horizonte, as Cabulosas foram superadas por 2 a 1. Apesar do revés, o placar agregado terminou em 4 a 3 e, pela primeira vez, o time mineiro conquistou uma vaga na final nacional.

Na grande decisão, o Cruzeiro reencontrou o Corinthians, algoz na Supercopa do Brasil. O primeiro jogo da final foi realizado no estádio Independência, em Belo Horizonte, e terminou empatado em 2 a 2. Na finalíssima, realizada na Neo Química Arena, o timão venceu a Raposa por 1 a 0 e ficou com a taça do Brasileirão.

Apesar da medalha de prata, a campanha foi histórica. O Cruzeiro se tornou o primeiro time mineiro a chegar em uma final de Brasileirão e, consequentemente, garantiu uma vaga na Copa Libertadores de 2026.

Após o fim do torneio nacional, o Cruzeiro iniciou a jornada no Campeonato Mineiro. A equipe finalizou a primeira fase na liderança, com quatro vitórias e um empate. na semifinal, despachou o Itabirito após vitória por 4 a 3 no agregado. Na final, a Raposa superou o América por 6 a 2 no placar agregado e conquistou o tetracampeonato estadual, sendo o terceiro título consecutivo.

Leia também

Troféu Guará Bmg 2025

A mais tradicional premiação do futebol mineiro chega à sua 62ª edição nesta segunda-feira (2) celebrando os grandes protagonistas da temporada 2025.

Organizado pela Itatiaia, o Troféu Guará Bmg mantém, há mais de seis décadas, uma característica que o torna único: a votação unificada dos principais veículos de comunicação de Minas Gerais. Ao todo, 30 veículos participam da eleição que define os vencedores de cada categoria, conferindo legitimidade, representatividade e peso histórico à premiação. A cerimônia marca o momento de entrega oficial dos troféus e contará com a presença dos vencedores para entrevistas e uma conversa especial sobre a temporada.

Emerson Pancieri é setorista do Cruzeiro na Rádio Itatiaia, onde atua desde 2016 e acumula coberturas especiais, como os Jogos Olímpicos de Paris. Graduou-se em Jornalismo pela Newton Paiva, em 2009. Passou também por Transamérica, O Tempo, Band News, Rádio Globo e CBN (onde foi setorista do Cruzeiro de 2012 a 2016 e cobriu o bicampeonato brasileiro 2013 e 2014, além da Copa do Mundo no Brasil).
Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.
Karen Cristina é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte

Ouvindo...