Jonas Urias, técnico do time feminino do Cruzeiro, recebeu o reconhecimento do
“Quando eu estou em uma instituição que respeita as mulheres e o futebol de mulheres, que dá condições de trabalho e a gente se une à pessoas extraordinárias, com muita dedicação, sem dúvida, os resultados aparecem”, iniciou.
“Essa homenagem, fica aqui da minha parte, à todas as atletas que compuseram o Cruzeiro de garotas em 2025. Toda a equipe técnica. Um carinho especial ao nosso presidente Pedro Lourenço por nos dar tanta dignidade para seguirmos fazendo bem feito o futebol feminino”, prosseguiu.
Urias ressaltou ainda a camada social que o futebol feminino abrange, pois se trata de uma categoria que busca diariamente mais valorização.
“Quando escolhemos profissionalmente representar o futebol de mulheres sabemos da responsabilidade, porque são barreiras e camadas sociais que vamos quebrando. Cada vez mais o futebol feminino está ocupando um lugar de respeito na sociedade e no esporte, onde ele merece estar. Esse troféu representa, sem dúvida nenhuma, essa luta”, finalizou.
Temporada 2025 do Cruzeiro Feminino
O Cruzeiro iniciou o ano de 2025 disputando a Supercopa do Brasil Feminina. Finalista em 2024, o clube almejava chegar à decisão novamente. Entretanto, a equipe acabou sendo eliminada na semifinal ao ser derrotada pelo Corinthians por 1 a 0.
Apesar do resultado negativo no início da temporada, as Cabulosas estrearam no Brasileirão com o ‘pé direito’ diante do Grêmio. Na ocasião, a equipe venceu o Tricolor Gaúcho por 4 a 3, de virada.
A equipe mineira seguiu vencendo na competição nacional e fez história. O Cruzeiro finalizou a primeira fase do campeonato na liderança, com 36 pontos - foram 11 vitórias, três empates e apenas uma derrota em 15 jogos disputados. Foi a melhor campanha de um clube mineiro na história do futebol feminino nacional.
Mas as Cabulosas almejavam feitos ainda maiores - e conseguiram. Nas quartas de final, a equipe despachou o RB Bragantino após triunfo por 2 a 0 no placar agregado. Na semifinal, o clube celeste reencontrou o Palmeiras, antigo algoz que havia colocado um ponto final na trajetória da equipe em 2024. Desta vez, a história foi diferente. A Raposa conseguiu uma vitória importante no jogo de ida: 3 a 1 fora de casa, de virada. Na partida de volta, disputada no estádio Independência, em Belo Horizonte, as Cabulosas foram superadas por 2 a 1. Apesar do revés, o placar agregado terminou em 4 a 3 e, pela primeira vez, o time mineiro conquistou uma vaga na final nacional.
Na grande decisão, o Cruzeiro reencontrou o Corinthians, algoz na Supercopa do Brasil. O primeiro jogo da final foi realizado no estádio Independência, em Belo Horizonte, e terminou empatado em 2 a 2. Na finalíssima, realizada na Neo Química Arena, o timão venceu a Raposa por 1 a 0 e ficou com a taça do Brasileirão.
Apesar da medalha de prata, a campanha foi histórica. O Cruzeiro se tornou o primeiro time mineiro a chegar em uma final de Brasileirão e, consequentemente, garantiu uma vaga na Copa Libertadores de 2026.
Após o fim do torneio nacional, o Cruzeiro iniciou a jornada no Campeonato Mineiro. A equipe finalizou a primeira fase na liderança, com quatro vitórias e um empate. na semifinal, despachou o Itabirito após vitória por 4 a 3 no agregado. Na final,
Troféu Guará Bmg 2025
A mais tradicional premiação do futebol mineiro chega à sua 62ª edição nesta segunda-feira (2) celebrando os grandes protagonistas da temporada 2025.
Organizado pela Itatiaia, o Troféu Guará Bmg mantém, há mais de seis décadas, uma característica que o torna único: a votação unificada dos principais veículos de comunicação de Minas Gerais. Ao todo, 30 veículos participam da eleição que define os vencedores de cada categoria, conferindo legitimidade, representatividade e peso histórico à premiação. A cerimônia marca o momento de entrega oficial dos troféus e contará com a presença dos vencedores para entrevistas e uma conversa especial sobre a temporada.