A temporada de 2025 chegou ao fim para os clubes mineiros no futebol feminino. No último sábado (22), Cruzeiro e América decidiram o título do Campeonato Mineiro, último compromisso oficial do calendário da modalidade para as equipes mineiras. A temporada foi histórica para o Cruzeiro, que alcançou feitos inéditos.
Neste ano, as Cabulosas disputaram quatro campeonatos: Supercopa, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Campeonato Mineiro.
Classificado para as quartas de final do Brasileirão na temporada de 2024, o Cruzeiro traçou um objetivo mais ambicioso para 2025: superar a campanha do ano anterior.
No início deste ano, o treinador Jonas Urias deixou claro: “Que a gente tenha uma campanha melhor [que a do último ano]”, declarou em entrevista coletiva em janeiro. A missão foi cumprida.
Trajetória na temporada
O Cruzeiro iniciou o ano de 2025 disputando a Supercopa do Brasil Feminina. Finalista em 2024, o clube almejava chegar à decisão novamente. Entretanto, a equipe acabou sendo eliminada na semifinal ao ser derrotada pelo Corinthians por 1 a 0.
Apesar do resultado negativo no início da temporada, as Cabulosas estrearam no Brasileirão com o ‘pé direito’ diante do Grêmio. Na ocasião, a equipe venceu o Tricolor Gaúcho por 4 a 3, de virada.
A equipe mineira seguiu vencendo na competição nacional e fez história. O Cruzeiro finalizou a primeira fase do campeonato na liderança, com 36 pontos - foram 11 vitórias, três empates e apenas uma derrota em 15 jogos disputados. Foi a melhor campanha de um clube mineiro na história do futebol feminino nacional.
Mas as Cabulosas almejavam feitos ainda maiores - e conseguiram. Nas quartas de final, a equipe despachou o RB Bragantino após triunfo por 2 a 0 no placar agregado. Na semifinal, o clube celeste reencontrou o Palmeiras, antigo algoz que havia colocado um ponto final na trajetória da equipe em 2024. Desta vez, a história foi diferente. A Raposa conseguiu uma vitória importante no jogo de ida: 3 a 1 fora de casa, de virada. Na partida de volta, disputada no estádio Independência, em Belo Horizonte, as Cabulosas foram superadas por 2 a 1. Apesar do revés, o placar agregado terminou em 4 a 3 e, pela primeira vez, o time mineiro conquistou uma vaga na final nacional.
Na grande decisão, o Cruzeiro reencontrou o Corinthians, algoz na Supercopa do Brasil. O primeiro jogo da final foi realizado no estádio Independência, em Belo Horizonte, e terminou empatado em 2 a 2. Na finalíssima, realizada na Neo Química Arena, o timão venceu a Raposa por 1 a 0 e ficou com a taça do Brasileirão.
Apesar da medalha de prata, a campanha foi histórica. O Cruzeiro se tornou o primeiro time mineiro a chegar em uma final de Brasileirão e, consequentemente, garantiu uma vaga na Copa Libertadores de 2026.
Após o fim do torneio nacional, o Cruzeiro iniciou a jornada no Campeonato Mineiro. A equipe finalizou a primeira fase na liderança, com quatro vitórias e um empate. na semifinal, despachou o Itabirito após vitória por 4 a 3 no agregado. Na final, a Raposa superou o América por X a X e conquistou o tetracampeonato estadual, sendo o terceiro título consecutivo.
História fora dos gramados
As Cabulosas também fizeram história fora das quatro linhas. A classificação inédita à final do Campeonato Brasileiro foi assistida por mais de 13 mil torcedores que marcaram presença no estádio Independência na manhã daquele domingo. Foi o maior público de futebol feminino em Minas e o maior registrado no estádio no ano até aquele momento.
Na final da competição, outro recorde foi quebrado. Mais de 19 mil pessoas marcaram presença no Independência para apoiar as Cabulosas. O recorde anterior foi superado e este público foi o maior em jogos de futebol feminino entre clubes no estado.
Números do Cruzeiro feminino em 2025
O Cruzeiro finaliza a temporada de 2025 com 33 jogos disputados, 21 vitórias, oito empates e apenas quatro derrotas. Foram 92 gols marcados e 31 sofridos. A artilheira da equipe foi Letícia, com 26 gols na temporada. Os dados são disponibilizados pelo site Ogol.
- Jogos disputados: 33
- Vitórias: 21
- Empates: 8
- Derrotas: 4
- Gols marcados: 92
- Gols sofridos: 31
- Artilheira: Leticia