Ouvindo...

Sensação bate Andreeva, vai à semi e mantém ‘conto de fadas’ em Roland Garros

Boisson está entre as quatro melhores em Roland Garros logo em sua primeira participação num Grand Slam

Lois Boisson comemora vitória sobre Mirra Andreeva em Roland Garros 2025

Maior sensação desta edição de Roland Garros, a tenista francesa Lois Boisson voltou a fazer história nesta quarta-feira (4) e deu sequência ao “conto de fadas” que vive em Paris. A jovem de 22 anos, apenas a 361ª do ranking, derrubou a favorita russa Mirra Andreeva por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (8/6) e 6/3, e avançou à semifinal, empilhando feitos no tênis feminino.

Boisson está entre as quatro melhores em Roland Garros logo em sua primeira participação num Grand Slam. A tenista da casa entrou na chave principal por convite, por ter ranking muito elevado. Ela se tornou, assim, apenas a terceira a alcançar a semifinal logo em sua estreia em Majors desde 1980. Antes dela, obtiveram esse feito as americanas Monica Seles, em 1989, e Jennifer Capriati, em 1990.

Boisson também se torna a mais jovem francesa semifinalista em todos os Grand Slams desde 1999 (a última foi Amelie Mauresmo, campeã em Wimbledon em 1999 e atual diretora de Roland Garros) e a primeira local nesta fase do torneio francês desde 2011 - a última foi Marion Bartoli. Para alcançar estes feitos em série, a jovem tenista da casa superou duas rivais do Top 10: a americana Jessica Pegula e Andreeva, atuais número três e seis do mundo.

A própria francesa dará um salto no ranking com esta grande campanha no Grand Slam francês: ela passará do atual 361º posto para o 65º lugar. Boisson poderá subir até mais, se continuar avançando na chave. Na semifinal, ela vai medir forças contra a americana Coco Gauff, vice-líder do ranking.

Para sustentar sua história de “conto de fadas” no saibro parisiense, Boisson precisou mais uma vez mostrar resiliência e poder de superação em quadra, como havia feito em sua virada sobre Pegula, nas oitavas de final.

Nesta quarta, ela saiu atrás de Andreeva nos dois sets. E buscou a reviravolta no placar. Na primeira parcial, que durou 1h20min, a russa abriu 3/1 e, depois 5/3. E a francesa buscou as duas igualdades até se sobressair no tie-break. No segundo set, Andreeva fez 3/1. Mas viu a local vencer quatro games em sequência para virar para 4/3 e encaminhar a vitória.

Mais cedo, Coco Gauff garantiu vaga em sua terceira semifinal em Roland Garros ao eliminar a americana Madison Keys, campeã do Aberto da Austrália, por 6/7 (6/8), 6/4 e 6/1. A americana busca superar a campanha do ano passado, quando caiu na semifinal. Em 2022, foi vice-campeã.

Com agência

Leia também

Portal de esportes da Itatiaia