Gael Monfils desperdiçou quatro match points sob uma alta temperatura antes de ser eliminado na primeira rodada do ATP Masters 1000 de Toronto neste domingo (27), perdendo por 6-4, 4-6 e 7-6 (3) para o qualifier Tomas Barrios Vera.
O francês Monfils teve suas quatro chances de vitória em dois games de serviço no terceiro set contra o chileno, que venceu sua primeira partida no Masters, encerrando uma sequência de sete derrotas desde o final de fevereiro.
A dupla enfrentou dificuldades em temperaturas de verão de 35 graus, com o número 142 Barrios Vera vencendo após quase três horas em quadra.
Monfils cometeu um recorde de 15 duplas faltas, o maior número já registrado pelo tenista de 38 anos em uma partida melhor de três sets. Barrios Vera avançou para uma partida de segunda rodada contra o americano Alex Michelsen.
“Não sei como salvei tantos match points”, disse o vencedor de 27 anos. “Foi superapertado, superapertado. Tentei lutar por cada ponto, tentei sacar bem. Esta vitória é muito importante para a minha confiança jogando este tipo de evento (grande)”, completou.
Monfils, que também perdeu na primeira rodada do Canadá há um ano, recuperou-se após um set e uma quebra de desvantagem ao competir pela 14ª vez no Canadá, mas não conseguiu finalizar a vitória.
Ele quebrou o serviço do chileno duas vezes no segundo set para empatar a partida, mas perdeu o jogo no terceiro.
O semifinalista de 2016 e 2019, sofrendo com o calor já no terceiro game da tarde, voltou à disputa quando Barrios Vera cometeu uma dupla falta e perdeu o ímpeto do segundo set.
O francês apoiou-se bastante na raquete entre os pontos, parecendo estar com dificuldades físicas, enquanto tentava em vão fechar a vitória.
Ele terminou com 30 winners e 47 erros não forçados, enquanto Barrios Vera teve quase 60 erros não forçados na vitória.
Masters 1000 de Toronto: mais resultados
Em outro jogo da rodada de abertura, Reilly Opelka, dos Estados Unidos, derrotou o austríaco Stefan Ofner por 7-6 (8/6) e 7-5, enquanto o francês Giovanni Mpetshi Perricard superou o japonês Shintaro Mochizuki por 6-4 e 6-2. Learner Tien venceu o compatriota americano Colton Smith por 6-4 e 7-5.
O Masters não conta com quatro dos 10 melhores do ranking, incluindo o número 1 Jannik Sinner e o segundo colocado Carlos Alcaraz, ambos devido a lesões.
O evento – agora expandido para pouco menos de duas semanas – começou duas semanas após a final de Wimbledon vencida por Sinner sobre Alcaraz.
O terceiro colocado Alexander Zverev é o primeiro cabeça de chave, com o alemão enfrentando dificuldades recentes tanto no tênis quanto na saúde mental após a derrota na primeira rodada de Wimbledon.
Com agência