Ouvindo...

Comentarista da ESPN pede calma à torcida brasileira sobre João Fonseca

Fernando Meligeni, ex-top 25 da ATP, analisou a derrota do brasileiro de 18 anos no Masters 1000 de Toronto

Fernando Meligeni, ex-tenista top 25 da ATP

Fernando Meligeni, comentarista da ESPN e ex-tenista, analisou a derrota de João Fonseca nesta segunda-feira (28). O brasileiro de 18 anos foi superado pelo australiano Tristan Schoolkate,na primeira rodada do Masters 1000 de Toronto, no Canadá. Para o comunicador, o torcedor brasileiro precisa ter calma. Como ponto negativo, ele viu apatia do brasileiro de 18 anos.

“Se me perguntarem, ‘o que te preocupa?’ Achei ele muito apático. Não vi ele vibrante, nem daquele jeito um pouco mais solto, o “jeito João”. Estou achando um pouco cedo para que ele já esteja sentindo essa ‘vibe pesada’. Uma pena a derrota, mas não vejo nenhum tipo de preocupação”, advertiu Meligeni em um vídeo publicado no canal New Balls Please!, no youtube.

Meligeni fez um apelo à paciência com o jovem tenista: “Perder faz parte do processo. Se alguém espera que, aos 18 anos, ele já esteja no nível de Alcaraz, Sinner ou Djokovic, está enganado. Esse processo leva tempo. Esperamos que ele tenha bons resultados em Cincinnati e no US Open, mas o normal é que a evolução demore. Se as expectativas forem diferentes, a frustração é compreensível, mas não se pode perder de vista a realidade”, apontou com ênfase o ex-tenista.

+João Fonseca perde na estreia e está fora do Masters 1000 de Toronto

Análise do jogo

João Fonseca em ação no Masters 1000 de Toronto

João Fonseca (49º do mundo) perdeu para o 103º do mundo por 2 sets a 0. As parciais foram de 7/6 e 6/4.

De forma geral, Meligeni apontou que o desempenho do jogador ficou aquém do esperado. “Foi um jogo realmente abaixo do João. Ele não conseguiu devolver bem o saque, enfrentando um adversário que demonstra o nível competitivo do circuito, desmistificando a ideia de que jogar bem garante vitórias em todas as partidas”, afirmou Meligeni.

Ele apontou que a falta de movimentação do atleta em quadra contribuiu para sua performance insatisfatória: “João estava um pouco estático, sem mudar posições ou estratégias para desestabilizar o adversário. Ele não teve nenhum break-point e ambos os jogadores foram agressivos, mas a atuação de Fonseca deixou a desejar”.

Meligeni também abordou a questão do calendário competitivo, ressaltando que é um tema delicado. "É crítico avaliar se ele deveria ter jogado o torneio de Washington na semana anterior. O jogador deve dialogar com sua equipe sobre pausas e treinos, e não creio que o calendário esteja mal estruturado. Ele participou de grandes campeonatos e perdeu para um adversário que, teoricamente, poderia ter vencido. Vejo isso como mais uma experiência”, disse.

João Fonseca de volta à quadras

João deve voltar em breve às quadras de tênis da América do Norte. Isso porque ele segue no circuito das quadras duras e deve participar do Masters 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos.

Deste modo, o top 1 do Brasil no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), voltará às quadras no dia 7 de agosto.

Fernando Meligeni

Fernando Meligeni foi um dos principais tenistas do Brasil durante a década de 90 e início dos anos 2000. Top 25 do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), ele chegou às semifinais de Roland Garros em 1999.

Leia também

Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência na cobertura esportiva, como repórter de cidades e rádio. Antes da Itatiaia, colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real.