Ouvindo...

Marcelo Melo e Rafael Matos vencem e avançam às quartas de Wimbledon

Dupla nacional conseguiu superar a parceria formada pelo alemão Constantin Frantzen e o polonês Alexandre Erler

Rafael Matos e Marcelo Melo, dupla 100% nacional, avança em Wimbledon

Marcelo Melo e Rafael Matos estão nas quartas de final do Grand Slam de Wimbledon, na Inglaterra. Neste domingo (6), a dupla 100% brasileira venceu alemão o Constantin Frantzen (52º) e o polonês Alexandre Erler (42º) por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6 e 7/5.

Nas quartas de final, eles terão pela frente o australiano Rinky Hijikata (149º do mundo) e o holandês David Pel (82º). A partida ocorrerá na terça-feira (8), com horário indefinido.

A trajetória da dupla nacional na competição teve encontro com brasileiros e croatas. Na estreia, eles venceram a parceria Brasil/Croácia, formada por Ivan Dodig e Orlando Luz, por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (5-7), 7/6 (7-5), 6/4.

Depois, venceram o também croata Nikola Mektic e o australiano Michael Vênus, por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7-3), 5/7 e 7/6 (10-6).

Melo e Matos

Matos é atualmente o melhor brasileiro do circuito, na 44ª posição. Marcelo Melo, por sua vez, é um dos tenistas mais vitoriosos da história do tênis brasileiro. Nas duplas, ele já venceu Wimbledon (2017) e Roland Garros (2015), além de já ter alcançado semifinais e quartas. Atualmente ele está na 58ª posição. Em 2015 ele ocupou o top 1.

A dupla Melo e Matos já conquistou um grande título em 2025. Em fevereiro, eles foram os campeões das duplas no Rio Open 2025. Em 10 edições, esse foi o primeiro título 100% brasileiro na maior competição de tênis da América do Sul. Na grande final eles superaram a dupla formada por Pedro Martinez e Jaume Munar, por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 7/5.

Brasil em Wimbledon

O Brasil pode contar com mais alguns representantes nas quartas do torneio de grama. Isso porque Marcelo Demoliner, ao lado de Guido Andreozzi, enfrentarão a dupla britânica formada por Julian Cash e Lloyd Gasspool, nesta segunda-feira (7), com horário indefinido.

Nas duplas femininas, Bia Haddad e Laura Siegemund também entrarão em quadra de olho nas quartas de final. Elas enfrentarão a belga Elise Mertens e a russa Veronika Kudermetova também na segunda-feira (7), sem horário. Luísa Stefani e a húngara Tímea Babos jogarão nas oitavas contra a australiana Ellen Perez com a ucraniana Lyudmyla Kichenok, na segunda-feira (7), sem horário.

João Fonseca e Bia na simples

Na simples, João Fonseca parou em Nicolás Jarry, na terceira rodada, após passar por Jacob Fearnley e Jenson Broobsky nos dois primeiros jogos. Bia Haddad foi eliminada na segunda fase. Ela derrotou a eslovaca Rebecca Šramková na estreia e perdeu para a húngara Dalma Gálfi na sequência.

Leia também

Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência na cobertura esportiva, como repórter de cidades e rádio. Antes da Itatiaia, colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real.