Fernando Meligeni, comentarista da ESPN, analisou o revés de João Fonseca diante do tcheco Tomas Machac nesta quarta-feira (27). Por meio das redes sociais, o ex-tenistas apontou os erros do jovem de 19 anos, mas também valorizou o desempenho do brasileiro no último Grand Slam da temporada.
“Se o resultado não foi o que torcíamos, o jogo traz reflexões importantes. Jogar de igual para igual, na pancada, contra um cara tão sólido me parece um erro”, apontou Meligeni.
Para ele, foi um grande jogo, apesar da derrota.
“Mais uma boa apresentação do João. Desta vez, ele aprendeu mais do que colheu. Perdeu por 3/0 para um adversário duro e constante. Depois de um primeiro set bom, que escapou nos detalhes e nos erros de primeiro saque no tie-break, a partir daí só deu Machac em quadra”, analisou.
Pontos que precisam de evolução
Meligeni ponderou que João ainda precisa de mais variabilidade de jogo, além de uma melhor devolução de trás da quadra, contra jogadores mais agressivos.
“Todos sabemos que jogadores como o tcheco adoram ritmo: quanto mais forte e igual a bola, melhor ele joga. Faltou quebra de ritmo. E aqui, respeitando o estilo do João, não peço spin alto, mas sim variações de velocidade”, analisou.
“Outro ponto claro a evoluir é a devolução de trás. Ainda não se sente confortável. Quando muda a posição, muitas vezes deixa curta ou erra”, completou.
“São pontos que eu vejo e compartilho com o maior carinho do mundo, pelo bem dele, dentro da minha forma de enxergar o jogo”, ressaltou.
João Fonseca faz os adversários subirem o nível
Para Meligeni, o jogo do brasileiro, por ser agressivo e ousado, obriga os adversários a evoluírem o nível de tênis.
“Importante também destacar o quanto o adversário jogou bem. Mas deixo a provocação:
Tostines vende mais porque é fresquinho, ou é fresquinho porque vende mais? Ele jogou bem porque é tão bom, ou porque o João o fez jogar bem?”, finalizou.
João Fonseca no US Open
O brasileiro deu adeus ao Grand Slam, nesta quarta-feira (27), após derrota por 3 sets a 0 para o tenista tcheco Tomas Machac. As parciais da partida foram 7/6 (7-4), 6/2 e 6/3.
Fernando Meligeni
Fernando Meligeni foi um dos principais tenistas do Brasil durante a década de 90 e início dos anos 2000. Top 25 do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), ele chegou às semifinais de Roland Garros em 1999.