Este foi o segundo título da carreira profissional do jovem de 19 anos e o mais importante até então. Em fevereiro de 2025, João havia conquistado o ATP 250 de Buenos Aires ao derrotar o ao derrotar o argentino Francisco Cerúndolo.
O brasileiro alcançou outra façanha. Além de ser um dos maios jovens da história na final, João quebrou um recorde para o tênis brasileiro. Com a vitória em cima do Munar, ele se torna o primeiro tenista do Brasil a chegar a uma decisão de um ATP 500 nas disputas de simples.
O jogo
João começou bem a partida. Ele abriu 2 a 0 após confirmar o seu serviço no game inicial e quebrar o saque do espanhol no game seguinte.
No terceiro game, Fokina levou o duelo para a igualdade e teve duas chances de devolver a quebra, mas Fonseca venceu ambos os break points e confirmou o saque na sequência, abrindo 3 a 0 e encaminhando a vitória no set por 6 a 3.
O segundo set começou da mesma maneira, com João quebrando o espanhol logo no primeiro game. O brasileiro conseguiu sustentar a quebra até o final da parcial e garantir o título com o resultado de 6/4.
Premiação milionária e melhor ranking da carreira
Com a vitória, João Fonseca não levará para casa apenas o troféu. O brasileiro receberá uma quantia de 471.825 de euros (aproximadamente R$ 2,95 bilhões na atual cotação).
Além disso, o título fará João dar um grande salto no ranking da ATP. Na última atualização, na segunda-feira (20), o brasileiro ocupava o 46º lugar. Com os pontos obtidos na Basileia, Fonseca poderá chegar ao top-30 mundial, sua melhor colocação na carreira.