Alejandro Davidovich Fokina se rendeu ao talento de
“Primeiramente, gostaria de parabenizar João, você jogou um tênis incrível. Você tem um futuro brilhante à sua frente. Você certamente será o próximo Nole (Djokovic), vencendo Carlos (Alcaraz) e Jannik (Sinner)”, disse Fokina, referindo-se ao brasileiro, em seu discurso na cerimônia de premiação.
Esse foi apenas o segundo - e até então maior em termos de expressão - título da elite conquistado por Fonseca. O primeiro veio no saibro do ATP 250 de Buenos Aires, em fevereiro deste ano.
Com os 500 pontos conquistados com o título nas quadras rápidas da Suíça, Fonseca dará um salto no ranking da ATP, que será atualizado nesta segunda-feira. O brasileiro, que começou a semana em 46º, será o 28º da lista.
Isso fará dele o quarto homem brasileiro mais bem colocado no ranking da ATP em toda a história, atrás de Fernando Meligeni (25), Thomaz Koch (24), Thomaz Bellucci (21) e Gustavo Kuerten (1).
Além disso, Fonseca leva para a casa o prêmio de 471,8 mil euros (R$ 2,9 milhões pela cotação atual). Só em 2025, seu primeiro ano completo no circuito, Fonseca ganhou mais de US$ 1,5 milhão em premiações de torneios.
Rival de Fonseca na final, Davidovich Fokina aumenta seu calvário em decisões. Agora são cinco finais na carreira sem nenhum título. O espanhol teve match points em duas finais neste ano, nos ATP’s de Delray Beach e Washington.
Com agência