Ouvindo...

Derrotado por João Fonseca, Fokina faz previsão ousada: ‘Será o próximo Djokovic’

Brasileiro de 19 anos venceu o espanhol neste domingo (26), na final do ATP 500 da Basileia, na Suíça

João Fonseca é o campeão do ATP 500 da Basileia

Alejandro Davidovich Fokina se rendeu ao talento de João Fonseca neste domingo (26), após ter sido derrotado na final do ATP 500 da Basileia. Em entrevista depois da partida, o número 18 do ranking colocou o brasileiro no patamar dos maiores nomes da história do esporte.

“Primeiramente, gostaria de parabenizar João, você jogou um tênis incrível. Você tem um futuro brilhante à sua frente. Você certamente será o próximo Nole (Djokovic), vencendo Carlos (Alcaraz) e Jannik (Sinner)”, disse Fokina, referindo-se ao brasileiro, em seu discurso na cerimônia de premiação.

Esse foi apenas o segundo - e até então maior em termos de expressão - título da elite conquistado por Fonseca. O primeiro veio no saibro do ATP 250 de Buenos Aires, em fevereiro deste ano.

Com os 500 pontos conquistados com o título nas quadras rápidas da Suíça, Fonseca dará um salto no ranking da ATP, que será atualizado nesta segunda-feira. O brasileiro, que começou a semana em 46º, será o 28º da lista.

Isso fará dele o quarto homem brasileiro mais bem colocado no ranking da ATP em toda a história, atrás de Fernando Meligeni (25), Thomaz Koch (24), Thomaz Bellucci (21) e Gustavo Kuerten (1).

Além disso, Fonseca leva para a casa o prêmio de 471,8 mil euros (R$ 2,9 milhões pela cotação atual). Só em 2025, seu primeiro ano completo no circuito, Fonseca ganhou mais de US$ 1,5 milhão em premiações de torneios.

Rival de Fonseca na final, Davidovich Fokina aumenta seu calvário em decisões. Agora são cinco finais na carreira sem nenhum título. O espanhol teve match points em duas finais neste ano, nos ATP’s de Delray Beach e Washington.

Com agência

Leia também

Portal de esportes da Itatiaia