Lenda do tênis critica reedição da ‘Batalha dos Sexos’ entre Sabalenka e Kyrgios

Atletas vão se enfrentar no dia 28 de dezembro em nova edição do histórico jogo de 1973

Sabalenka vai protagonizar nova edição da ‘Batalha dos Sexos’

Lenda do tênis, Billie Jean King criticou a reedição da ‘Batalha dos Sexos’ entre Aryna Sabalenka e Nick Kyrgios. King, que protagonizou o jogo histórico contra o ex-tenista Bobby Riggs, em 1973, afirmou que a nova edição não tem o mesmo propósito social.

Aryna Sabalenka e Nick Kyrgios vão se enfrentar no dia 28 de dezembro em uma espécie de reedição do famoso jogo que ficou conhecido como ‘Batalha dos Sexos’. Entretanto, Billie Jean King afirmou que os jogos não têm o mesmo objetivo.

“A única semelhança é que se trata de uma partida entre um rapaz e uma moça. É só isso. Todo o resto é diferente. Nossa partida implicou uma mudança social e cultural em relação à situação em que nos encontrávamos em 1973. Este não é o caso. Espero que seja uma grande partida. Quero que a Sabalenka vença, obviamente, mas não significa a mesma coisa”.

A partida entre Billie Jean King e Bobby Riggs, realizada em 1973, foi um marco na história do tênis e do mundo esportivo. Na época, o tênis feminino profissional estava em seus primórdios. O esporte era marcado por grande desigualdade entre homens e mulheres.

Riggs era conhecido por provocar as atletas e questionar a capacidade feminina de praticar esporte de alto rendimento. Em 1973, o ex-tenista ofereceu um prêmio de 200 mil dólares para qualquer mulher que o vencesse em uma partida.

Billie Jean King aceitou o desafio e surpreendeu o mundo ao superar o ex-tenista por 3 sets a 0.

“Aquela partida foi assistida por 90 milhões de pessoas. Algumas eram fãs de tênis, mas muitas outras não estavam familiarizadas com esse esporte. O tênis profissional estava apenas começando. Foi uma questão de mudança social. Fez com que as mulheres ganhassem muita confiança. E os homens começaram a pensar em suas esposas, em suas filhas... Eles começaram a entender como as mulheres eram tratadas em comparação com os homens, então isso fez uma grande diferença”, declarou a ex-tenista.

Atualmente com 82 anos, King é considerada uma das maiores tenistas da história. A ex-atleta ganhou 12 Grand Slams ao longo da carreira e um total de 129 títulos em simples.

Leia também

Karen Cristina é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte

Ouvindo...