Em entrevista concedida à Globo após o amistoso, Alcaraz destacou a evolução do jovem de 19 anos e elogiou sua postura dentro e fora das quadras.
“João cresceu muito rápido no circuito. Pelo que conheço, é um menino maduro, com os pés no chão e uma equipe ótima ao redor. Caso tenha dúvidas, estarei aqui. Não me importaria em ajudá-lo”, afirmou o espanhol, que completou dizendo que enxerga Fonseca como “um garoto incrível”.
Alcaraz ainda à frente
Alcaraz, profissional desde 2018, já soma seis títulos de Grand Slam — dois em Wimbledon, dois em Roland Garros e dois no US Open. Fonseca, que iniciou a carreira no circuito principal apenas em 2024, encerrará 2025 em alta, ocupando a 24ª posição do ranking e acumulando dois títulos importantes na temporada: o ATP 250 de Buenos Aires e o ATP 500 de Basileia.
O encontro em Miami foi o primeiro entre os atletas. Apesar do caráter amistoso da disputa, Fonseca equilibrou o confronto, venceu um set e chegou a abrir 5 a 0 no match tie-break, mas acabou superado pelo líder do ranking.
Alcaraz valorizou o nível apresentado em quadra. “Mostramos um nível muito alto e fizemos uma partida bonita. João já mostrou ao mundo o nível que tem. Foi um prazer dividir a quadra com ele”, disse.
Agora, Fonseca foca na preparação para o próximo desafio oficial. A estreia na temporada 2026 acontecerá no ATP 250 de Brisbane, no fim de dezembro.