Nessa terça-feira (27), a promessa do tênis brasileiro, Victoria Barros, de 14 anos, revelou ter ficado fora da convocação da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) para o Mundial de 16 anos. Segundo a entidade, a decisão foi tomada após condições impostas pela Nike, patrocinadora da atleta.
Tênis: com surpresa, Brasil divulga lista de convocados para a Copa Davis Tênis: brasileiros são derrotados na primeira rodada e dão adeus ao US Open
“Seguimos. Boa sorte para o mundial, meninas. A convocação não veio, mas estarei sempre na torcida por vocês”, disse a tenista.
Em comunicado enviado ao portal Tênis News Brasil, a CBT explicou o motivo do corte da atleta. Segundo a entidade, o contrato de Victoria com a fornecedora de materiais esportivos a impede de utilizar roupas de outras marcas. Com isso, ela não poderia vestir o uniforme da Seleção Brasileira de Tênis, critério definido para a participação em competições pelo time nacional.
A CBT informou, ainda, que esse também foi o motivo pelo qual Victoria não foi convocada para o Campeonato Sul-Americano de 16 anos no início do mês de agosto. No último dia 10, a Seleção Brasileira foi campeã invicta da competição.
Leia a nota da CBT na íntegra
“Desde a convocação para o campeonato Sul-Americano de 16 anos, a tenista Victoria Barros negou a convocação por conta de patrocínios individuais, alegando estar impossibilitada de usar o uniforme oficial da Seleção, ferindo, assim, uma das premissas que tornam as atletas elegíveis a participar neste tipo de competição representando o Brasil.
De acordo com o regulamento da Confederação Brasileira de Tênis, todos os atletas devem usar os uniformes oficiais da equipe em torneios que representam o país.
Como a situação não mudou até o presente momento, a CBT manteve o critério técnico de permanecer com a equipe que conquistou a vaga para a Billie Jean King Cup Junior e foi campeã do Sul-Americano de forma invicta.”
Mundial de 16 anos
A Billie Jean King Cup Junior será disputada em novembro, em Antália, na Turquia. A convocação oficial ainda não foi divulgada. Porém, no Instagram, Victoria Barros adiantou os nomes da Seleção Feminina.
O Brasil será representado no mundial pelas tenistas Ana Laura Cruz, Pietra Rivoli e Nauhany Vitoria, além do técnico Haroldo Zwetsch Junior.