Capitão do Brasil na Copa Davis, Jaime Oncins definiu, nesta sexta-feira (23), a lista final para a fase de grupos, que ocorre entre 10 e 15 de setembro, em Bolonha, na Itália. A grande surpresa da convocação foi o experiente Marcelo Melo, de 40 anos, na vaga de Gustavo Heide, de 22.
Tênis: João Fonseca perde e não consegue acesso ao US Open Rio Open confirma o terceiro nome para o torneio de 2025
Oncins teve de anunciar uma lista em julho, por causa de mudança no regulamento da Copa Davis, e na época chamou Thiago Monteiro, Felipe Meligeni, João Fonseca e Rafael Matos, todos mantidos, além de Gustavo Heide, que acabou perdendo a vaga para Melo.
“Desde a primeira convocação, eu já trabalhava com a possibilidade de uma mudança. Dessa vez, a regra obrigava fazer a convocação dois meses antes, tempo esse em que muita coisa pode acontecer. Normalmente, definimos o grupo 15, 20 dias antes do confronto”, afirmou o capitão.
As delegações podem mudar a lista até dez dias antes da competição, conforme prevê o regulamento da Federação Internacional de Tênis (ITF). E Oncins explicou que a decisão da mudança se baseou no formato da disputa que o Brasil terá pela frente. Na fase de grupos, o Brasil enfrentará a Itália, anfitriã e atual campeã, Bélgica e Holanda, na Unipol Arena.
“Iremos jogar contra três times diferentes. Então, acho muito importante termos, pelos menos, duas formações possíveis de duplas (Meligeni/Matos e Melo/Matos) ou até três (Melo/Meligeni), além das três possibilidades de simples”, explicou.
Serão jogos de todos contra todos na primeira fase de grupos. Quem fizer duas vitórias primeiro sai ganhador do confronto. Os dois melhores avançam à fase final, agendada para novembro, entre os dias 19 a 24, em Málaga, na Espanha.
Confira a convocação do Brasil para a Copa Davis
- Marcelo Melo;
- Thiago Monteiro;
- Felipe Meligeni;
- João Fonseca;
- Rafael Matos.
Com agência