Ouvindo...

BH será sede de seletiva olímpica do basquete 3x3; saiba detalhes

Evento é parte do projeto que visa classificação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2026

Projeto da arena que será usada para a seletiva de basquete 3x3 em Belo Horizonte

Belo Horizonte será palco da primeira Seletiva Challenger de Basquete 3x3, que visa a classificação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2026. A ação parte da Confederação Brasileira de Basquete e da Federação Mineira de Basquete e será realizada nos dias 3 e 4 de maio no Minas Shopping, na região Nordeste da capital.

As entradas serão gratuitas para o público que quiser acompanhar os jogos. No total, serão quatro seletivas pelo Brasil, que fazem parte da classificatória para o Challenger.

“Estamos muito felizes pelo crescimento da modalidade não somente da parte dos atletas, como também do público que acompanha. Temos um projeto muito forte e com alto investimento ao lado da CBB. O Road é um dos mais importantes do 3x3. Em cada evento, vamos aplicar os conceitos mais modernos de marketing esportivo, produção e transmissão. E não esquecer o foco que é o atendimento para o atleta, para que eles se sintam privilegiados quando chegarem aos grandes eventos”, disse Maurício Santos, CEO da MCS, gestora do evento.

De olho nos Jogos Olímpicos, o calendário do Basquete 3x3 foi lançado em março e conta com as seguintes competições: Challenger, evento internacional que acontece em setembro, em Brasília; e o Brasileirão 3x3, que terá oito etapas ao longo do ano; além das Seletivas.

O Basquete 3x3 é uma das modalidades mais novas dos Jogos Olímpicos e estreou na edição de Tóquio 2020. O pódio masculino foi composto por Letônia, Comitê Olímpico Russo e Sérvia, enquanto no feminino, teve Estados Unidos, Comitê Olímpico Russo e China.

Já em Paris 2024 a Alemanha ficou com o ouro no feminino; e os Países Baixos venceram no masculino. O Brasil ficou fora de ambas as edições.

Leia também

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.