Enviado especial a Paris - O Brasil estreou com derrota na disputa no vôlei masculino nos Jogos Olímpicos de Paris. Na manhã deste sábado (27), o time comandado por Bernardinho foi superado pela Itália por 3 sets a 1 (25\23, 27\25, 18\25 e 25\21), em jogo válido pela primeira rodada do Grupo B.
O time brasileiro até teve chances de vencer os dois primeiros sets, mas falhou nos momentos mais decisivos. Houve momentos de imprecisão no acerto de bola entre Bruninho e os atacantes. Além disso, a Itália também foi superior nos bloqueios.
Agora, o Brasil volta à quadra na quarta-feira (31), às 4h (de Brasília), para enfrentar a poderosa Polônia. A outra seleção do Grupo B é o Egito, considerado mais fraco e último adversário do time brasileiro nesta fase.
Os dois primeiros colocados de cada uma das três chaves avançam diretamente para as quartas de final. Os dois melhores terceiros colocados também se classificam.
O jogo
O time brasileiro dominou todo o primeiro set. Logo no início, com boa sequência de Leal no saque, a equipe comandada por Bernardinho abriu 4 a 1. A dianteira no placar foi mantida até a Itália empatar no 23 a 23 e vencer a parcial no detalhe.
No segundo set, foi vez das italianos liderarem o placar por muito tempo. Os europeus perderam 3 chances de fechar o set quanto tiveram 24 a 21. O Brasil chegou a fazer 25 a 24, mas desperdiçou oportunidades mais uma vez.
Flávio errou um saque na rede, Lucão foi bloqueado e a virada de bola não funcionou. Vitória da Itália por 27 a 25 após três pontos seguidos.
Atrás no placar, o Brasil fez uma boa atuação no terceiro set e venceu a parcial que poderia ser decisiva para os italianos com facilidade.
Porém, no último set, os italianos se mantiveram à frente no placar durante quase todo o tempo e liquidaram a partida.