A cerimônia de abertura dos
Em Paris, todas as delegações desfilam em trajeto pelo Rio Sena, passando por pontos icônicos da capital francesa. Vale lembrar que são 205 delegações, incluindo a Equipe Olímpica dos Refugiados, composta por atletas de diferentes lugares sem representar um país específico.
As delegações são divididas em 85 barcos, conforme o tamanho de cada uma delas. A maior equipe em Paris 2024 é dos Estados Unidos, composta por 630 atletas. Dona da casa, a França vem em segundo, com 608 representantes.
Outras grandes delegações são: Alemanha (463), Japão (433), Espanha (402), China (400), Itália (400), Grã-Bretanha (330) e Canadá (330).
Por outro lado, diversos países chegam à Olimpíada com delegações mais modestas, mas sem deixar de marcar presença no maior evento esportivo do mundo. Nesse caso, estão incluídas as delegações de Belize, Nauru, Liechtenstein e Somália, todas com apenas um representante cada.
Sete países serão representados por dois atletas: Andorra, Ilhas Cook, Ilhas Salomão, Mauritânia, Mianmar, Samoa Americana e Tuvalu. Por fim, 13 países chegam a Paris com três atletas: Brunei, Butão, Camboja, Chade, Essuatíni, Micronésia, Guiné Equatorial, Quiribati, Lesoto, Malawi, Palau, São Cristovão e Nevis, São Tomé e Príncipe, e Seicheles.
Delegação do Brasil
Nesta edição da Olimpíada, o Brasil é representado por 275 atletas. Essa é a 12ª maior delegação dos Jogos, e além disso, é a primeira vez em que o país tem mais mulheres que homens na competição.