Foi com sofrimento, mas o Brasil venceu Montenegro por 81 a 72 na estreia do Pré-Olímpico de Basquete Masculino, disputado em Riga, na Letônia. O grande destaque da partida foi o pivô Bruno Caboclo, que marcou 25 pontos, pegou 9 rebotes e foi responsável direto pelo bom resultado.
Além dos números ofensivos, Caboclo teve bom desempenho na defesa, com três tocos e duas roubadas de bola. Ele foi o responsável por marcar Nikola Vucevic, que atua na NBA e é a principal estrela motenegrina.
Agora, o Brasil está praticamente classificado para a semifinal do Pré-Olímpico de Riga. O time comandado por Aleksandar Petrovic enfrenta Camarões, time mais fraco do grupo, às 13h (de Brasília) desta quinta-feira (4).
Dois times de cada chave do torneio disputado na Letônia avançam para as semifinais. Além dos anfitriões, Geórgia e Filipinas estão no outro grupo. Apenas uma de todas essas seis seleções garantirá uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris.
O jogo
O técnico Aleksandar Petrovic surpreendeu na escalação da Seleção Brasileira para a partida contra Montenegro. O quinteto inicial foi formado por Marcelinho Huertas, Georginho, Gui Santos, Caboclo e Felício.
A estratégia não deu certo e o Brasil chegou a perder por 13 pontos no segundo quarto. Até o intervalo, o time nacional não havia acertado nenhuma bola de três.
A partir do terceiro quarto, a Seleção Brasileira teve melhor desempenho, com mais minutos para Yago e Raul em quadra. Bruno Caboclo mostrou domínio no garrafão. Bolas importantes de três foram marcadas Caboclo, Léo Meindl e Lucas Dias.
Após conseguir a virada no quarto quarto, o Brasil conseguiu manter a vantagem e administrar a vitória.
Pré-Olímpico de Riga, na Letônia
Grupo A
- Letônia
- Filipinas
- Geórgia
Grupo B
- Brasil
- Montenegro
- Camarões
Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam às semifinais. Apenas o campeão garante vaga nos Jogos Olímpicos de Paris.