Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Venezuela indica à Conmebol datas e cidades para o Pré-Olímpico em 2024

País receberá os jogos entre janeiro e fevereiro do ano que vem, provavelmente em três sedes; Brasil terá Ramon Menezes como técnico

A Conmebol cedeu à Venezuela o direito de ser sede do torneio Pré-Olímpico masculino de futebol, que definirá os dois representantes da América do Sul em Paris-2024. A Seleção Brasileira Sub-23 (idade limite pelo regulamento) será comandada pelo técnico Ramon Menezes.

O Comitê Organizador da competição foi formado no fim de agosto, com membros da Federação Venezuelana de Futebol e da Secretaria da Juventude e do Esporte do governo federal local. Reuniões recentes começaram a definir detalhes importantes, como possíveis datas e cidades que receberão os confrontos:

  • Os organizadores sugeriram à Conmebol que o torneio ocorra entre 18 de janeiro e 4 de fevereiro de 2024. A diretoria de competições da confederação avalia as datas, é necessário ajuste com outras competições. Uma definição deve sair em outubro.

  • Quatro cidades foram sugeridas como sedes: a capital Caracas, Puerto Cabello, Valencia e Barquisimeto. A Conmebol planeja realizar a competição em três locais, duas recebendo a primeira fase, com um grupo em cada estádio, e uma terceira a fase final.

  • O regulamento será o mesmo de edições passadas: dois grupos de cinco equipes, jogando todos contra todos dentro das chaves em cinco rodadas. Os dois primeiros de cada avançam ao quadrangular final, em que todos se enfrentam em três rodadas e os dois primeiros vão a Paris-2024.

Os Jogos Olímpicos serão disputados de 24 de julho a 11 de agosto. O futebol masculino e feminino ocorrerá em sete cidades: Paris, Bordeaux, Nice, Marseille, Saint-Ettiene, Nantes e Lyon. A Seleção Brasileira feminina já está classificada para a competição.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leia mais