Foi mais difícil do que o esperado, mas o Brasil venceu a Bulgária pela 3ª rodada do Pré-Olímpico Feminino de Vôlei, disputado no Japão. Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (19), o time comandado por José Roberto Guimarães chegou a estar perdendo o jogo por 2 a 1, mas conseguiu a virada e fechou o confronto em 3 a 2 (25/13, 22/25, 27/29, 25/21 e 15/8).
O torneio reúne oito equipes e vai distribuir duas vagas para os Jogos Olímpicos de Paris.
O triunfo desta terça-feira sobre a Bulgária foi conquistado pelas mãos de Gabi e Thaisa, grandes destaques individuais do duelo. A ponteira foi responsável por 26 pontos, enquanto a central do Minas fez 19.
Apesar da vitória e manutenção da invencibilidade, a Seleção Brasileira não tem mais 100% de aproveitamento no torneio, o que pode ser importante na classificação final. Por ter vencido no tie-break, a equipe nacional soma apenas dois pontos na tabela de classificação e chega e oito no total.
País com tradição no vôlei, sobretudo o masculino, a Bulgária não entrou no Pré-Olímpico como um dos times cotados para conseguir uma das duas vagas em disputa. As europeias vivem momento de reformulação e contam com grande número de jogadoras jovens, sem tanta experiência internacional.
Próximos passos
O Brasil volta à quadra às 4h desta quarta-feira (20) para enfrentar Porto Rico, que também não é dos principais adversários do time comandado por José Roberto Guimarães. Se nada de inesperado foi registrado, as duas vagas devem ser disputadas até o fim por Japão, Brasil e Turquia, atual campeã europeia.
Datas, horários e onde assistir
20/09 (quarta-feira) - 4h (de Brasília) - Brasil x Porto Rico - Sportv
22/09 (sexta-feira) - 4h (de Brasília) - Brasil x Turquia - Sportv
23/09 (sábado) - 4h (de Brasília) - Brasil x Bélgica - Sportv e Globo
24/09 (domingo) - 7h30 (de Brasília) - Japão x Brasil - Sportv