Ouvindo...

Comitê Olímpico Internacional lança campanha de incentivo para prática de atividades físicas

Ação visa criar um hábito saudável com base nos benefícios do esporte

Em virtude do Dia Olímpico, celebrado na próxima sexta-feira (23), o Comitê Olímpico Internacional (COI) lançou uma iniciativa de caráter global para motivar que as pessoas passem a se exercitar diariamente, independentemente do lugar onde estejam. Intitulada de “Let’s Move”, a campanha é liderada por grandes nomes do esporte e conta com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O ápice da ação será no dia 23, quando atletas como a norte-americana Allyson Felix, multicampeã olímpica no atletismo, e Pau Gasol, ex-jogador de basquete e duas vezes campeão da NBA, farão um convite digital para que o público participe de um treino de 30 minutos. A intenção do COI é que esse seja um “start” e gere nas pessoas o desejo de adotarem o novo hábito de forma definitiva.

“No Dia Olímpico, celebramos a missão do Movimento Olímpico de tornar o mundo um lugar melhor por meio do esporte. Quando praticamos esportes, mantemos nossa mente e corpo fortes e saudáveis. Quando praticamos esportes, nos inspiramos a dar sempre o nosso melhor. Isso nos faz sonhar, espalha alegria e nos une. Este ano, juntamente com a OMS, estamos destacando os impactos positivos do esporte na saúde física e mental. Queremos inspirar o mundo a se exercitar mais todos os dias. O esporte e a atividade física são ferramentas de baixo custo e de alto impacto para desenvolver corpos e mentes saudáveis e comunidades resilientes”, enfatiza Thomas Bach, presidente do COI.

“O Movimento Olímpico tem uma capacidade única de aproveitar o poder da atividade física por meio do esporte para melhorar a saúde pública. Os atletas olímpicos são mais do que atletas: eles são exemplos para que as pessoas gostem do esporte e dos benefícios da atividade física. A iniciativa Let’s Move, apoiada pela OMS, combina o poder das Olimpíadas e os conselhos da OMS sobre atividades físicas para ajudar a inspirar e motivar as pessoas a se exercitarem mais para melhorar a saúde”, complementa o Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.

O Comitê Olímpico do Brasil também fará parte do movimento. Na quinta (22), por meio do Transforma - programa socioeducativo que atua em parceria com as escolas através da Educação Olímpica, o COB promoverá clínicas esportivas com aproximadamente 280 crianças e adolescentes dos Ginásios Educacionais Olímpicos, que integram a rede pública de ensino do Rio de Janeiro.

“Em termos psicológicos, o esporte é amplamente reconhecido como benéfico para o ser humano. Há diversas pesquisas que demonstram os impactos positivos da prática esportiva em várias áreas, o que inclui a redução do estresse, a melhora da autoestima, da autoconfiança e das habilidades sociais. Também há dados que comprovam uma evolução do desempenho na parte cognitiva daqueles que praticam exercícios físicos”, explica Eduardo Cillo, coordenador de psicologia do COB.

Valorização do Esporte

Já o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que atua com mais de 700 clubes em todos os estados brasileiros, contribuindo diretamente para a formação de atletas olímpicos, vê a data como uma oportunidade de valorização do esporte na sociedade.

“Dias como esses são importantes para lembrar que o esporte deve fazer parte da nossa vida em todos os momentos e não somente durante os Jogos Olímpicos. O esporte transcende a prática e a formação de ídolos em si, trazendo ensinamentos únicos. Também promove o bem-estar, incentiva o trabalho em equipe e premia a meritocracia, além contribuir para a formação de cidadãos”, pontua Paulo Maciel, presidente do CBC.

As empresas ligadas ao mundo dos esportes também estão atentas à questão. A Penalty, que atua na produção de artigos esportivos desde 1970, realizou uma pesquisa para nortear sua nova campanha de marketing, lançada recentemente e chamada “Junta que dá Jogo”. A ideia vai ao encontro da bandeira levantada pelo COI: o incentivo às atividades físicas.

“A prática esportiva é uma vivência cultural, na qual o esporte é o meio utilizado para estar junto dos amigos. Os estudos que realizamos mostraram que 35% das pessoas entrevistadas colocam a amizade como um dos principais fatores para iniciar atividades físicas, bem como inspiração para continuar praticando. Os benefícios desses hábitos são incontáveis e o COI, ao dar voz a esse tema, o reforça e amplia ainda mais o seu alcance”, destaca Bernardo Caixeta, gerente de marketing e relações esportivas da Penalty.

Para Victor Schildt, diretor da RECOMA, maior empresa especializada em pisos, infraestruturas e construções esportivas do Brasil, a prática do esporte é vital para a sociedade. “Acredito que os pisos esportivos que fornecemos ajudam a promover a inclusão esportiva, assim como a criação e manutenção de hábitos saudáveis. Os nossos projetos de revitalização em ginásios públicos, por exemplo, ajudam no combate ao sedentarismo e obesidade. Esses investimentos em centros esportivos também podem ser eficientes para fomentar oportunidades de emprego, além de impactar na segurança pública, qualidade de vida, entre outros fatores”, acrescenta.

Ao todo, mais de 200 cidades já tiveram ginásios reformulados pela Recoma. Victor explica que este projeto, em parceria com a Secretária de Esporte do Estado de São Paulo, tem tudo para proporcionar “uma melhora na infraestrutura de espaços esportivos, atraindo a população a um lugar agradável e, consequentemente, incentivando a prática de atividades físicas e socialização”.

Nas escolas da França, que sediará as Olimpíadas de 2024, foi implementado, em 2022, 30 minutos de atividade física como parte do currículo, em reconhecimento aos múltiplos benefícios do exercício diário para a saúde. O projeto se tornou realidade por meio da organização dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que trabalhou em parceria com o Ministério da Educação Nacional e Juventude da França e o Ministério do Esporte e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Mas e no mundo corporativo, será que as companhias, assim como o governo francês, também tem conseguido implementar uma cultura mais saudável junto aos seus colaboradores?

“As empresas hoje trabalham de uma forma bem ligada ao esporte, com o incentivo à rotinas e práticas de exercício físico. Algumas inclusive oferecem um convênio ao seu funcionário, por meio do qual ele terá direito a frequentar uma academia ou maratonas de corrida, por exemplo. Outras liberam palestras sobre nutrição. Só que a aceitação destes colaboradores ainda é muito baixa, porque as pessoas ainda pensam ‘do trabalho para fora, eu decido o que eu faço com a minha vida’, o que acaba dificultando a mudança dessa cultura”, explica Alex Araujo, CEO da 4Life Prime Saúde Ocupacional.

Para Iuri Leite, fundador da SecureCard - cartão de multibenefícios, contrariando o que as pessoas geralmente pensam, a prática de exercícios físicos não beneficia apenas a saúde física.

“Ao manter uma rotina de exercícios, o rendimento nas diversas áreas da vida de uma pessoa são notáveis. É possível enxergar uma melhora na concentração nos estudos e no trabalho, sono de maior qualidade, aperfeiçoamento da capacidade cognitiva e redução dos níveis de ansiedade e estresse. Com a prática regular de atividades físicas, a imunidade também aumenta, evitando idas frequentes a hospitais, postos de saúde, além de diminuir o risco de contrair alguma doença”, finaliza o especialista.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais