Ouvindo...

Atual campeão da Stock Car comenta polêmica pelo título de 2024

STJD confirmou título de Gabriel Casagrande dias após a decisão do campeonato

Gabriel Casagrande, piloto da A. Mattheis Vogel na Stock Car, comentou a polêmica em que se viu envolvido pelo título da temporada 2024. O paranaense, de 30 anos, só pôde celebrar de fato o tricampeonato da categoria após decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), tomada seis dias depois do fim do campeonato.

O piloto disse que “seria muito chato” se a decisão da pista fosse alterada pelo tribunal e destacou o trabalho da equipe durante o ano.

“Seria muito chato se a gente tivesse uma decisão da pista sendo mudada pelo tribunal. A gente sabe que a lei tem que ser respeitada, assim como a lei do esporte tem que ser respeitada, a regra do esporte tem que ser respeitada”, iniciou.

“Nossa equipe trabalhou sempre dentro das regras, eu fui jogado dentro dessa polêmica por ser o maior prejudicado, caso alguma coisa errada tivesse sido aceita”, concluiu o tricampeão.

Leia também

Adiante, Casagrande apontou possíveis impactos do imbróglio na categoria. Ele afirmou não querer passar por algo semelhante novamente.

“Fica um gosto meio chato porque a gente não queria estar passando por isso. Acho que não é legal para o esporte, não é legal a gente ter esse tipo de decisão, e aí falando tirar um pouco da pista e ir para o tribunal. Não é bacana quando os resultados são modificados.”

“As regras têm que ser cumpridas e elas foram cumpridas, então, não tem muito o que falar. Espero, somente, que a gente não tenha mais que passar é por isso. Que todo mundo siga a lei estabelecida dentro do regulamento de uma forma clara para que a gente tenha o resultado conquistado na pista, sendo comemorado sem nenhuma interferência”, afirmou Casagrande.

Entenda o caso

Em novembro de 2024, as equipes Crown Racing e TMG Racing foram punidas pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). De acordo com a entidade, as escuderias haviam adulterado os compostos de pneus na etapa do Velopark, no Rio Grande do Sul. Com isso, ambas as equipes foram desclassificadas da prova. Clique aqui e relembre o caso.

Posteriormente, TMG e Crown Racing recorreram da decisão ao STJD, que devolveu os pontos então retirados das equipes. Com isso, as punições ficaram suspensas até a apreciação do Pleno do STJD.

Contudo, o Pleno devolveu o caso à 1ª instância de julgamento e os pontos dos pilotos em questão foram novamente retirados da classificação. Assim, a decisão passou novamente pelas instâncias judiciais, e a temporada terminou sub judice. Isso impactou na briga pelo troféu, uma vez que os pilotos das equipes envolvidas, Felipe Massa, Rafael Suzuki, Enzo Elias e Felipe Baptista eram postulantes ao campeonato.

Jornalista em formação pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.
Leia mais