O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu, por unanimidade, não aceitar o recurso de duas equipes da
O resultado do Pleno confirma a decisão tomada na primeira instância, tomada no dia 16 de dezembro, um dia após a grande decisão. Os pilotos da TMG Racing e Crown Racing não conseguiram reaver os pontos conquistados na etapa do Velopark.
Os pilotos da TMG (Felipe Massa e Rafael Suzuki) e da Crown (Enzo Elias e Felipe Batista) chegaram na última prova ainda com chances de vitória. A decisão confirma o vice-campeonato de Felipe Massa, com 885 pontos.
As duas equipes foram
A polêmica
O processo conhecido como ‘regalvanização’ é uma alteração química nos pneus para ter melhor aderência na pista. Assim, as equipes teriam pneus melhores para obter melhores resultados na pista.
A investigação foi realizada pela Hankook, única fabricante de pneus da categoria nacional. A empresa levou os pneus para a matriz, na Coreia do Sul, para realizar a análise dos compostos utilizados após a corrida no Rio Grande do Sul, em setembro.
A decisão da primeira negativa sobre o recurso foi baseada no argumento que “o laudo pericial produzido se traduz em prova unilateral, e que não foi oportunizado o contraditório e a ampla defesa, violando comando constitucional insculpido no art. 5º, LV7, da Constituição da República”. As equipes envolvidas não viajaram para a fábrica da Hankook.