Ouvindo...

Stock Car: equipes são desclassificadas por adulteração em pneus em corrida

Alteração foi atestada após análise da fabricante de pneus da categoria entregue à CBA

Duas equipes da Stock Car serão punidas pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) após uma análise atestar adulteração em pneus utilizados na etapa do Velopark, no Rio Grande do Sul. TMG Racing e Crown Racing serão desclassificadas das corridas realizadas no circuito e a pontuação será atualizada nos próximos dias.

A investigação foi realizada pela Hankook, única fabricante de pneus da categoria nacional. A empresa levou os pneus para a matriz, na Coreia do Sul, para realizar a análise dos compostos utilizados após a corrida no Rio Grande do Sul, em setembro.

A confirmação da punição foi publicada pelo site Grande Prêmio e confirmada pela Itatiaia. As equipes foram comunicadas pela Vicar, promotora da categoria, da punição.

A TMG Racing ocupa a segunda colocação na classificação por equipes. Felipe Massa (líder do campeonato) e Rafael Suzuki são os pilotos da marca que também terão pontuação atualizada.

O mesmo ocorre com os pilotos da Crown Racing, terceira colocada na classificação. Felipe Baptista e Enzo Elias também perderão pontos.

O processo conhecido como ‘regalvanização’ é uma alteração química nos pneus para ter melhor aderência na pista. Assim, as equipes teriam pneus melhores para obter melhores resultados na pista.

Leia também

O que as partes disseram

A CBA decidiu não emitir um comunicado oficial sobre a situação. “A única coisa que faremos é atualizar a pontuação e distribuir, que deve sair amanhã", informou a assessoria.

A Vicar, promotora da Stock Car, afirmou “não caber à ela” se pronunciar sobre a punição. “Como é a CBA quem fiscaliza e impõe sanções, quem se pronuncia sobre essas questões é ela (CBA) também”, informou a assessoria.

A TMG Racing publicou nota nas redes sociais para dizer que vai recorrer da desclassificação.

“A TMG Racing assegura que não usou aditivos ou substâncias nos pneus, cumprindo o artigo 15.5 do Regulamento Técnico, no qual a CBA se embasou para desclassificar os dois carros da etapa do Velopark”, diz parte da nota.

“Eu confio na minha equipe, a TMG, e na defesa que ela está preparando. Meu foco agora é nas duas etapas que faltam e estamos na briga pelo campeonato”, declarou Felipe Massa.

A Crown Racing não publicou nenhum posicionamento oficial.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.
Leia mais