Duas equipes da
A investigação foi realizada pela Hankook, única fabricante de pneus da categoria nacional. A empresa levou os pneus para a matriz, na Coreia do Sul, para realizar a análise dos compostos utilizados após a corrida no Rio Grande do Sul, em setembro.
A confirmação da punição foi publicada pelo site Grande Prêmio e confirmada pela Itatiaia. As equipes foram comunicadas pela Vicar, promotora da categoria, da punição.
A TMG Racing ocupa a segunda colocação na classificação por equipes. Felipe Massa (líder do campeonato) e Rafael Suzuki são os pilotos da marca que também terão pontuação atualizada.
O mesmo ocorre com os pilotos da Crown Racing, terceira colocada na classificação. Felipe Baptista e Enzo Elias também perderão pontos.
O
O que as partes disseram
A CBA decidiu não emitir um comunicado oficial sobre a situação. “A única coisa que faremos é atualizar a pontuação e distribuir, que deve sair amanhã", informou a assessoria.
A Vicar, promotora da Stock Car, afirmou “não caber à ela” se pronunciar sobre a punição. “Como é a CBA quem fiscaliza e impõe sanções, quem se pronuncia sobre essas questões é ela (CBA) também”, informou a assessoria.
A
“A TMG Racing assegura que não usou aditivos ou substâncias nos pneus, cumprindo o artigo 15.5 do Regulamento Técnico, no qual a CBA se embasou para desclassificar os dois carros da etapa do Velopark”, diz parte da nota.
“Eu confio na minha equipe, a TMG, e na defesa que ela está preparando. Meu foco agora é nas duas etapas que faltam e estamos na briga pelo campeonato”, declarou Felipe Massa.
A Crown Racing não publicou nenhum posicionamento oficial.