A temporada 2024 da Stock Car segue a todo vapor, mas os bastidores da categoria já têm movimentações para 2025.
Além da estreia de um novo modelo para a próxima temporada, a Stock terá também uma nova equipe no grid. A Scuderia Bandeiras anunciou nesta semana a sua entrada na categoria. A equipe terá investimento inicial de R$ 10 milhões e tem como sócio-fundador o experiente piloto Átila Abreu.
A escuderia nasce com grande expectativa em torno da sua estrutura, que promete muitas inovações. Sua sede será no Bandeiras Centro Empresarial, em Votorantim (SP). O espaço terá 80.000 m² e combina alta tecnologia e sustentabilidade.
“Queríamos que a sede da Scuderia não fosse apenas um local de trabalho, mas também um ponto de encontro e inovação para os nossos patrocinadores, parceiros e fãs do automobilismo”, disse Átila Abreu.
O piloto também tratou as mudanças nos carros para a temporada 2025 como fator importante para a criação da equipe.
“Estamos vivendo um momento único. A nova gestão, com pessoas altamente capacitadas, e as inovações tecnológicas são fundamentais para potencializar o futuro do automobilismo no Brasil. É uma honra fazer parte dessa transformação”, afirmou Átila.
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Novos modelos para 2025
No início de 2024, a Stock Car surpreendeu o público e revelou mudanças nos veículos da categoria para o próximo ano.
Na atual temporada, os modelos utilizados na Stock são o Chevrolet Cruze e o Toyota Corolla. Para 2025, além das montadoras já presentes no grid, a categoria terá a presença da japonesa Mitsubishi.
No próximo ano, a categoria terá como modelo o Chevrolet Tracker, Toyota Corolla Cross e o Mitsubishi Eclipse Cross.
Ficha técnica
Especificação: quatro cilindros, 2,1 litros, turboalimentado, 16 válvulas e injeção eletrônica, 500 cv (7.600 rpm). Torque 580 Nm (de 4.000 a 6.800 rpm). RPM máximo: 7.600
Eletrônica: Fueltech (Brasil)
Painel: Fueltech FT700 Plus
Peso: 1.100kg (2kg por cv)
Câmbio: XTrac (Inglaterra) modelo P1529, sequencial e semiautomático, seis marchas, é acionado pelo piloto, mas o mecanismo gerencia o engate. Trocas acionadas por borboletas no volante. Tração traseira
Suspensão: independente nas quatro rodas. Triângulos sobrepostos (“duplo A”). Sistema pushrod. Amortecedores reguláveis de competição
Amortecedores: Penske Racing (EUA)
Conectividade: Qualcomm Snapdragon 5G, com sensorização de diversas funções do carro
Visibilidade: câmeras integradas ao chassi com visão dianteira e traseira, além de câmera 360 graus interna. As duas primeiras disponíveis no display do piloto. As três usadas em transmissão de prova e app
Aerodinâmica: SUV ajustada para competição, DRS (asa móvel em fibra de carbono)
Projeto: Audacetech, ArcelorMittal, IPT e SENAI
Carroceria: Chevrolet Tracker Stock Car. Material compósito (incluindo fibra de carbono, fibra de vidro, aramida e kevlar), simulações e testes. Fabricação Magna Compósitos (Brasil)
Chassi: aço DP980R ArcelorMittal, da família de Aços Avançados de Alta Resistência, chancela IPT. Homologação CBA
Entreeixos: 2.750 mm
Freios, dianteiros e traseiros: discos ventilados especiais Hipper Freios, pastilhas Cobreq (de competição), com pinças de competição AP Racing (Inglaterra). Seis pistões na dianteira e quatro na traseira
Direção: sistema pinhão/cremalheira, acionamento elétrico
Simulação computacional: IPT e Siemens
Fabricação e prototipagem: ESPAS (Brasil) e Audacetech
Elementos de competição (motor e suspensão): MTR (Brasil)
Volante: Grid Engineering (Holanda), modelo Stock Car
Rodas: Mangels, liga leve, medidas 11,5 x 18 polegadas (diâmetro x largura)
Pneus: Hankook (Coréia do Sul) medidas 300-680x18
Combustível: Gasolina Podium
Tanque: instalado em cofre de fibra de carbono, é um contêiner de borracha deformável e resistente desenvolvido especialmente para competição, seguindo a classificação standard FT3 da FIA. Válvula de segurança anticapotagem e capacidade ajustável
Segurança: estrutura tubular em aço DP980R ArcelorMittal, proteção antichama por paredes corta-fogo com chapas de alumínio e revestimento resistente ao calor, estruturas do tipo crash box na dianteira e traseira em alumínio para absorção de impacto. Estruturas laterais em carbono, kevlar e aramida para absorção de impacto e dissipação de energia. Banco do piloto projetado e fabricado nos EUA com certificação FIA