Ouvindo...

Verstappen vence GP da Itália e segue terceiro na Fórmula 1; Bortoleto termina em oitavo

Holandês segue atrás de Norris e Piastri na classificação da temporada

Max Verstappen vence pela terceira vez na temporada da Fórmula 1

O holandês Max Verstappen venceu a sua terceira corrida na temporada. Neste domingo (7), o piloto da Red Bull venceu o Grande Prêmio da Itália, realizado no Circuito de Monza. O piloto de 27 anos segue na terceira posição, atrás da dupla da McLaren, que lidera o Mundial de Fórmula 1.

A segunda colocação da corrida ficou com o britânico Lando Norris, da McLaren. Por fim, o pódio foi completo por Oscar Piastri, também da McLaren.

O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, largou em sétimo e começou bem na prova, alcançando o quinto lugar. Porém, na parada do pit a Sauber não fez um bom trabalho, o paulista perdeu sua posição e não conseguiu voltar ao pelotão de frente. O brasileiro terminou em nono, mas foi beneficiado por uma punição ao italiano Kimi Antonelli.

A Fórmula 1 volta daqui duas semanas, entre os dias 19 e 21 de setembro, para o GP do Azerbaijão, realizado no Circuito Urbano de Baku. Será a 17ª corrida da temporada.

A corrida

A largada em Monza foi caótica. Lando Norris atacou Max Verstappen, que cortou a chicane e manteve a ponta. Após o ocorrido, o britânico reclamou no rádio: “O que esse idiota está fazendo? Ele me cortou na grama e cortou a chicane”. A Red Bull mandou o holandês devolver a liderança. No início da corrida, o companheiro de Bortoleto, Nico Hulkenberg, foi obrigado a abandonar a prova devido a falhas hidráulicas.

Antes das dez voltas, Max Verstappen atacou Lando Norris por fora e reassumiu a ponta. Enquanto isso, Gabriel Bortoleto tinha grande desempenho, ultrapassando Russell e assumindo a quinta posição.

Na volta 15, a corrida se destacou pela briga no pelotão atrás dos líderes Verstappen e Norris. Piastri, Leclerc, Russell, Hamilton, Bortoleto e Alonso estavam muito próximos.

Dez voltas depois, o espanhol Fernando Alonso abandonou a prova devido a problemas de suspensão.

Max Verstappen continuava imparável na metade da prova. O holandês chegou a abrir seis segundos de vantagem em relação a Norris. Enquanto isso, Bortoleto, que fazia uma grande corrida, viu a Sauber demorar no pit stop e caiu para a 15ª posição.

Na volta 35, Verstappen mantinha uma liderança controlada, enquanto Norris e Piastri completavam o pódio, todos com muita vantagem sobre os outros pilotos. Bortoleto aproveitou os pits dos adversários e conseguiu ganhar três posições, subindo para a 12ª colocação.

Cinco voltas depois, Carlos Sainz Jr. e Oliver Bearman colidiram, mas seguiram na prova. No meio-tempo, Norris aproveitou o pit stop de Verstappen e assumiu a liderança.

No entanto, quando Norris foi ao pit stop, Verstappen retomou a ponta e colocou 18 segundos de vantagem a cinco voltas do fim da corrida. O holandês manteve o ritmo e garantiu a sua terceira vitória no ano.

Classificação final – GP da Itália

  1. Max Verstappen (Red Bull)
  2. Lando Norris (McLaren)
  3. Oscar Piastri (McLaren)
  4. Charles Leclerc (Ferrari)
  5. George Russell (Mercedes)
  6. Lewis Hamilton (Ferrari)
  7. Alexander Albon (Williams)
  8. Gabriel Bortoleto (Sauber)
  9. Kimi Antonelli (Mercedes)
  10. Isack Hadjar (Racing Bulls)
  11. Carlos Sainz Jr. (Williams)
  12. Oliver Bearman (Haas)
  13. Yuki Tsunoda (Red Bull)
  14. Liam Lawson (Racing Bulls)
  15. Esteban Ocon (Haas)
  16. Pierre Gasly (Alpine)
  17. Franco Colapinto (Alpine)
  18. Lance Stroll (Aston Martin)

Abandonos

  • Nico Hulkenberg (Sauber) – falha hidráulica na largada
  • Fernando Alonso (Aston Martin) – problemas de suspensão na volta 25

*Com agência

Leia também

Túlio Kaizer é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte e tem grande experiência no digital. Foi setorista dos três grandes clubes do futebol mineiro: América, Atlético e Cruzeiro. Cobre também basquete, vôlei, esportes americanos, esportes olímpicos e e-sports.