Ouvindo...

Bortoleto revela motivo de problema na largada no GP da Holanda de Fórmula 1

Piloto brasileiro largou na 13ª posição, mas caiu para último ainda na primeira volta após largada problemática

Bortoleto revela motivo de problema na largada no GP da Holanda de Fórmula 1

Gabriel Bortoleto, piloto da Sauber, revelou que seu carro sofreu problemas na embreagem durante a largada do Grande Prêmio da Holanda de Fórmula 1, nesse domingo (31). O piloto terminou a prova na 15ª posição e não somou pontos no Mundial de Pilotos.

Em entrevista à TV Bandeirantes após a corrida, o brasileiro, que partiu da 13ª colocação e caiu para último ainda na primeira volta, explicou o que aconteceu no procedimento de largada. Para Bortoleto, sua prova foi afetada pelo começo ruim.

“Acho que, sinceramente, a corrida já foi muito afetada na largada. A gente teve algum problema na embreagem, que eu preciso falar com os meus engenheiros. Quando eu soltei a embreagem parece que o carro não tinha energia, sei lá, potência, e o carro ficou”, começou.

“Já aconteceu algumas vezes, mas, normalmente, saindo dos boxes, quando você acaba de ligar o carro, ele ainda tem alguma questão de energias relacionadas e ele sai bem lento. Parece que aconteceu a mesma coisa na largada, eu preciso ver com a equipe, porque ainda não consegui falar com ninguém”, finalizou Gabriel.

Adiante, o brasileiro negou um possível acionamento do anti-stall (mecanismo que evita o desligamento do carro) durante o começo de prova.

“Não, não. Eu não bati o anti-stall. Eu fiz o procedimento correto. Foi só, literalmente, alguma coisa que aconteceu que o carro não foi (largou). Não tinha potência para soltar. Aí fui para último na largada, e não demos muita sorte”, afirmou o piloto.

Problemas durante a corrida e na estratégia

Na sequência, Bortoleto comentou seu desempenho na corrida da Holanda. O brasileiro lamentou os problemas de estratégia durante a prova e explicou o toque no carro de Lance Stroll, da Aston Martin, durante a primeira volta. O incidente causou danos no bólido do brasileiro.

“Na hora que eu entrei no pit stop, fiz o pit stop e entrou o safety car. Ali já não foi o ideal. Tive o toque com o Stroll. Acho que eu tentei segurar a posição, freei dentro e acabei encostando nele. Quebrou minha asa, então, ali já teve um dano que não é ideal para a corrida”, iniciou.

“Depois, a gente parou no safety car. E aí, no último (safety car), a gente decidiu ficar fora. Eu não sei, preciso analisar e entender exatamente. Eu entendi que era para a gente tentar manter a posição na pista, mas era meio claro que, com o pessoal de pneu novo atrás, era meio impossível segurar quando você está com um pneu de 30 voltas”, disse Gabriel.

“Mas é isso, é uma pena. Corrida é assim mesmo, não tem muito o que fazer. Problemas técnicos acontecem. Hoje não foi nosso dia, e a gente vai para a próxima, em Monza. É pensar positivo e para frente”, concluiu Bortoleto.

O campeonato

Com o resultado no GP da Holanda, Gabriel não somou pontos e caiu para a 18ª posição no Mundial de Pilotos. O brasileiro soma 14 pontos no campeonato.

Vencedor da etapa desse domingo, Oscar Piastri, da McLaren, segue na liderança do Mundial, com 309 pontos. Lando Norris, também da McLaren, e Max Verstappen, da Red Bull, fecham o top3 do campeonato, com 275 e 205 pontos, respectivamente.

Próxima etapa

Os carros da Fórmula 1 voltam às pistas já no próximo final de semana para a disputa do Grande Prêmio da Itália. A prova será realizada no Circuito de Monza entre os dias 5 e 7 de setembro.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.