Ouvindo...

Tudo o que você precisa saber sobre o GP de São Paulo de Fórmula 1

Categoria desembarca no Brasil para a realização da 21ª etapa da temporada 2025

Autódromo de Interlagos, em São Paulo, recebe a 21ª etapa da Fórmula 1 na temporada 2025

Começa nesta sexta-feira (7) o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, a 21ª etapa da temporada 2025 da categoria.

A prova será realizada no Autódromo de Interlagos. A pista tem 4,3 quilômetros de extensão e 15 curvas. Ao todo, serão disputadas 71 voltas na corrida principal, no domingo (9). Estreante no calendário da categoria em 1973, esta será a 42ª vez que o circuito receberá uma prova da Fórmula 1.

Vale destacar que a etapa terá a disputa da corrida sprint, equivalente a 1/3 de uma corrida tradicional. A prova será realizada no sábado (8), às 11h (de Brasília).

Em 2024, Oscar Piastri, da McLaren, marcou a pole position para a corrida sprint, e Lando Norris, da McLaren, venceu a prova. O mesmo Norris anotou a pole para a corrida principal, que foi vencida por Max Verstappen, da Red Bull.

Michael Schumacher é o maior vencedor da categoria no circuito, com quatro triunfos. Ayrton Senna, Mika Hakkinen, Felipe Massa, Rubens Barrichello e Lewis Hamilton são os que mais vezes anotaram pole positions - com três cada um.

Gabriel Bortoleto ansioso pela etapa “em casa”

Gabriel Bortoleto, piloto da Sauber na Fórmula 1, revelou ansiedade para disputar a etapa “em casa”.

O piloto destacou que sempre foi um sonho correr no circuito e isso é algo que “parece irreal”.

“Crescendo em São Paulo, eu sempre sonhei em correr em Interlagos, e fazer isso como piloto de Fórmula 1 é algo que realmente espero com ansiedade. Todo o trabalho que minha família e eu colocamos ao longo dos anos valeu a pena, e mal posso esperar para finalmente entrar na pista diante do meu povo”, disse o brasileiro.

Novos recordes podem ser estabelecidos

Nesta etapa, Lewis Hamilton, da Ferrari, e Max Verstappen, da Red Bull, podem estabelecer recordes no GP de São Paulo.

Caso o heptacampeão mundial anote a pole position para a corrida principal, de domingo (9), ele quebrará marca de Ayrton Senna e se tornará o piloto de Fórmula 1 que mais vezes largou na posição de honra em Interlagos, com quatro poles.

Já se Verstappen ganhar a corrida de domingo, ele igualará o recorde de Michael Schumacher e se tornará, ao lado do alemão, o piloto com mais vitórias no circuito - com quatro vitórias. Vale destacar que Hamilton também pode estabelecer esta marca na etapa deste fim de semana.

Vai chover?

Determinante nos resultados, o tempo de São Paulo pode novamente influenciar os rumos do GP da capital paulista.

Segundo o Climatempo, na sexta-feira (7) a previsão é de altas temperaturas, que podem chegar aos 30 °C. Todavia, pancadas rápidas de chuva podem cair na parte da tarde.

Já para o sábado (8), espera-se um dia de tempo instável, com chuva desde a madrugada. Também são previstas fortes rajadas de vento, que podem chegar aos 80 km/h.

Para o domingo (9), é previsto tempo úmido, com temperatura máxima de 21 °C. Pode ocorrer chuva fraca, e o sol pode aparecer entre a manhã e a tarde.

O campeonato

A disputa pelo título do Mundial de Pilotos segue acirrada. Vencedor do GP do México, Lando Norris, da McLaren, tomou a ponta do campeonato e lidera com 357 pontos. Companheiro de equipe de Norris, Oscar Piastri ocupa a segunda colocação, com um ponto a menos.

Max Verstappen fecha o top 3, com 321 pontos. O último piloto com chances remotas de título é George Russell, da Mercedes. O inglês soma 258 pontos e ocupa o quarto lugar do campeonato.

Apesar do título da McLaren, a disputa segue acirrada pelo vice-campeonato do Mundial de Construtores. Ferrari, segunda colocada, com 356 pontos; Mercedes, terceira; e Red Bull, quarta, estão separadas por apenas dez pontos.

Datas e horários do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1

Sexta-feira, 7 de novembro

  • Treino livre: 11h30
  • Classificação para corrida sprint: 15h30

Sábado, 8 de novembro

  • Corrida sprint: 11h
  • Classificação para corrida principal: 15h

Domingo, 9 de novembro

  • Corrida: 14h

Onde assistir

  • TV aberta: Band (classificação para corrida principal e corrida principal)
  • TV por assinatura: BandSports (Treino livre, classificações e corrida sprint)
  • Streaming: F1 TV e BandPlay (Treino livre, classificações e corridas sprint e principal)
Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.