Ouvindo...

Quantas vezes Ayrton Senna venceu o GP do Brasil de Fórmula 1

Ídolo brasileiro marcou época na categoria nos anos 1980 e 1990

Ayrton Senna celebra vitória no GP do Brasil de 1993

Considerado um dos principais pilotos brasileiros da história da Fórmula 1, Ayrton Senna marcou época na categoria nos anos 1980 e 1990.

O “patrão”, tricampeão mundial da Fórmula 1, conquistou duas vitórias no então Grande Prêmio do Brasil, em 1991 e 1993.

Em ambas as ocasiões, Senna triunfou em seu país-natal a bordo de uma McLaren.

Vale destacar que a primeira das vitórias de Ayrton em Interlagos foi conquistada de maneira épica. Na ocasião, o carro travou na sexta marcha na volta 64 da prova e obrigou o brasileiro a guiar no limite da capacidade técnica até o fim da corrida

Leia também

A vitória provocou uma explosão de emoção no autódromo. O público brasileiro vibrava, os fiscais celebravam à beira da pista e, pelo rádio, Senna gritava e chorava, tomado pelo cansaço e pela alegria. Poucos metros depois da bandeirada, o carro apagou. O piloto precisou ser atendido pela equipe médica, pois estava com os músculos travados.

No pódio, ainda com espasmos de dor, Senna chorou novamente, agora de emoção e superação. Foi o seu primeiro triunfo em casa, conquistado de forma épica.

Dois anos mais tarde, em 1993, o tricampeão voltaria a vencer em Interlagos. Mas nenhuma outra vitória se comparou àquela de 1991, marcada por técnica, sofrimento e emoção.

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.
Isabela Mendes é jornalista em formação pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou pelas assessorias do Betim Futebol e do Mackenzie Esporte Clube.