Ouvindo...

Fórmula 1: Norris domina, vence e ‘embola’ o campeonato; Bortoleto fica em 8º

Piloto inglês chegou ao seu terceiro triunfo na temporada

Fórmula 1: Norris domina, vence e ‘embola’ o campeonato; Bortoleto fica em 8º

Lando Norris, da McLaren, dominou e venceu o Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1 neste domingo (29). Oscar Piastri, também da McLaren, completou a dobradinha da equipe com a segunda colocação, e Charles Leclerc, da Ferrari, fechou o pódio. Esta foi a terceira vitória do piloto inglês na temporada.

Com o triunfo, o inglês se aproximou da liderança do Mundial de Pilotos. Agora, Norris tem 201 pontos contra 216 de Piastri, que ocupa a primeira posição do campeonato.

Já Gabriel Bortoleto, da Sauber, fez boa prova e conquistou o seu melhor resultado na carreira. O brasileiro terminou a corrida na oitava colocação e somou seus primeiros pontos na categoria.

Problemas mecânicos e fogo na Williams

O carro de Carlos Sainz, da Williams, teve problemas mecânicos e atrasou a largada da corrida. O espanhol alegou que o câmbio do bólido travou na primeira marcha. A falha causou um aborto no procedimento de largada e o atraso do início da etapa.

Após a solução do problema, Sainz retornou para os boxes para largar do pit lane. No entanto, ao posicionar o carro para a largada, os freios traseiros começaram a pegar fogo. Assim, Sainz abandonou a prova.

Leia também

A corrida

Lando Norris largou bem e se manteve na liderança na primeira curva. Piastri, também da McLaren, saltou da quarta colocação para a vice-liderança já na segunda curva.

Na mesma curva, Antonelli, da Mercedes, travou os freios e colidiu com o carro de Max Verstappen, da Red Bull. A batida causou danos graves em ambos os bólidos, que tiveram que abandonar a prova. O acidente causou o acionamento do safety car. O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, largou na oitava colocação e se manteve na mesma posição ao fim da primeira volta.

Na relargada, Piastri forçou o ritmo em busca da liderança da prova. Na volta 11, o australiano ultrapassou Norris, mas o inglês deu o troco e retomou a primeira posição. Na volta seguinte, Bortoleto atacou Pierre Gasly, da Alpine, ultrapassou o francês e conquistou a sétima colocação.

Alex Albon, da Williams, teve problemas com o carro e foi o segundo da equipe a abandonar a prova. Esta foi apenas a terceira vez na temporada que a escuderia britânica termina uma etapa sem pontuar. Após a primeira parada nos boxes, Bortoleto caiu para a 13ª colocação, contudo, já na volta 28, o brasileiro retomou posições e subiu para 9º.

Na 31ª volta, Yuki Tsunoda, da Red Bull, colidiu com Franco Colapinto, da Alpine, e teve de trocar a asa dianteira. O argentino, por sua vez, seguiu na prova sem maiores complicações após a batida. Tsunoda recebeu uma punição de dez segundos por causar o acidente.

Na volta 51, Bortoleto foi para os boxes trocar os pneus pela segunda vez e caiu da 5ª para a 10ª colocação.

Na 54ª volta, Colapinto quase ocasionou mais um acidente na corrida. Piastri, que saía dos pits, teve o carro tocado pelo argentino e foi para a grama. O contato, no entanto, não causou danos a nenhum dos bólidos. O argentino sofreu uma punição de cinco segundos.

Três voltas depois, Bortoleto ultrapassou Hadjar, da RB, e subiu para a oitava posição.

Oscar Piastri, na parte final da prova, forçou o ritmo em busca de se aproximar do líder da prova, Lando Norris. Por duas voltas consecutivas, o australiano cravou a melhor volta da corrida.

Realizando a melhor prova da carreira, Bortoleto impôs um ritmo consistente nas últimas voltas da corrida e diminuiu uma desvantagem de quatro segundos para apenas um. Na volta 69, Gabriel chegou a ultrapassar Fernando Alonso, da Aston Martin, mas recebeu o troco.

A briga pela sétima posição se estendeu até a última volta, mas o brasileiro teve de diminuir o ímpeto após a aproximação de Norris para colocar uma volta de vantagem sobre Bortoleto e Alonso.

Próxima etapa

Os carros da principal categoria do automobilismo voltam às pistas no próximo fim de semana para a disputa do Grande Prêmio da Grã-Bretanha, em Silverstone.

Resultados do GP da Áustria

1º - Lando Norris (ING/McLaren), em 1h09min431
2º - Oscar Piastri (AUS/McLaren), a 2s695
3° - Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 19s820
4º - Lewis Hamilton (ING/Ferrari), a 29s020
5º - George Russell (ING/Mercedes), a 1min02s396
6° - Liam Lawson (NZL/RB), a 1min07s754
7° - Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a 1 volta
8° - Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber), a 1 volta
9° - Nico Hülkenberg (ALE/Sauber), a 1 volta
10° - Esteban Ocon (FRA/Haas), a 1 volta
11° - Oliver Bearman (ING/Haas), a 1 volta
12° - Isack Hadjar (FRA/RB), a 1 volta
13º - Pierre Gasly (FRA/Alpine), a 1 volta
14° - Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 1 volta
15° - Franco Colapinto (ARG/Alpine), a 1 volta
16° - Yuki Tsunoda (JAP/Red Bull), a 1 volta

NÃO COMPLETARAM A PROVA

Alexander Albon (ING/Williams)
Max Verstappen (HOL/Red Bull)
Kimi Antonelli (ITA/Mercedes)
Carlos Sainz Jr. (ESP/Williams)

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.