Aston Martin anuncia Adrian Newey como novo chefe de equipe a partir de 2026

Contratado pela equipe em 2024, engenheiro acumulará cargo à função de gerente técnico

Adrian Newey, novo chefe de equipe da Aston Martin

A Aston Martin anunciou, nesta quarta-feira (26), que Adrian Newey assumirá o cargo de chefe de equipe da escuderia a partir do início da temporada 2026 da Fórmula 1.

O projetista, contratado pelo time inglês em 2024, acumulará o cargo à função de gerente técnico da equipe - já exercida por ele desde março de 2025. De acordo com a Aston Martin, ele orientará a equipe técnica, incluindo as operações do carro na pista.

Com isso, Andy Cowell, atual chefe de equipe da Aston Martin, assumirá o cargo de diretor de estratégia no próximo ano.

Segundo a Aston Martin, o foco de Cowell será otimizar a relação com a Honda - fornecedora de motores da escuderia a partir de 2026, a Aramco - fornecedora de combustível - e a Valvoline - fornecedora de lubrificantes.

Expectativas de Newey para a função

Adrian Newey se disse entusiasmado para assumir a nova função em 2026 e destacou as mudanças no regulamento para a próxima temporada.

“Ao longo dos últimos nove meses, tenho visto grandes talentos individuais dentro da nossa equipe. Estou ansioso para assumir essa função adicional, enquanto nos posicionamos da melhor forma possível para competir em 2026. Enfrentaremos uma situação completamente nova, com a Aston Martin agora como equipe de fábrica, além do considerável desafio imposto pelos novos regulamentos”, iniciou.

“O novo papel de Andy, com foco na integração da nova Unidade de Negócios com nossos três principais parceiros, será fundamental nessa jornada”, encerrou Adrian Newey.

Leia também

Carreira

O engenheiro britânico, de 65 anos, iniciou sua trajetória na Fórmula 1 nos anos 1980. Com passagens por diversas equipes no início de sua carreira, Newey foi o responsável por projetar o FW14B, da Williams, em 1992. O carro guiado pelos pilotos Nigel Mansell e Riccardo Patrese levou a equipe ao título do Mundial de Construtores, e deu a Mansell o Mundial de Pilotos, desbancando Ayrton Senna, campeão de pilotos em 1990 e 1991. A equipe também foi campeã com carros desenhados por Newey em 1993 e 1996.

Em 1998, Newey foi o responsável por desenhar o MP4/13. O monoposto foi guiado pelos pilotos Mika Hakkinen e David Coulthard. Hakkinen terminou a temporada campeão do Mundial de Pilotos, e a McLaren voltou a ser campeã de construtores após seis temporadas. Em 1999, a equipe conquistou mais um título, com o MP4/14.

O engenheiro rumou para a Red Bull em 2006. Na equipe austríaca ele desenhou os carros guiados por Sebastian Vettel e Mark Webber durante a primeira dinastia da escuderia entre os anos 2010 e 2013. Neste período, a RBR conquistou o tetracampeonato de construtores, e Vettel se sagrou tetracampeão do Mundial de Pilotos.

A segunda dinastia da RBR se iniciou em 2021 e dura até o momento. Entre os anos de 2021 e 2023 a equipe conquistou três Mundiais de Construtores, e Max Verstappen conquistou três Mundiais de Pilotos. A sequência de títulos pode igualar a da década passada em 2024 caso a escuderia e Max se sagrem campeões.

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.

Ouvindo...