Ouvindo...

Fórmula 1: Adrian Newey deixa a Red Bull e acerta com a Aston Martin

Projetista deixa a escuderia austríaca após 18 anos de trabalho e sete títulos conquistados

Adrian Newey deixa a Red Bull e acerta com a Aston Martin

Uma notícia bombástica movimentou os bastidores da Fórmula 1 nesta quarta-feira (10). O projetista Adrian Newey deixou a equipe Red Bull Racing e acertou com a Aston Martin. A parceria entre o engenheiro e a equipe britânica começa, oficialmente, em março de 2025. O engenheiro assumirá o cargo de gerente técnico da equipe.

Os rumores sobre o futuro de Newey começaram no início do ano, quando o lendário projetista tomou a decisão de deixar a Red Bull. Desde então, o nome do engenheiro foi cogitado na Ferrari e na própria Aston Martin.

De acordo com notícias de veículos de imprensa locais, Newey decidiu sair da equipe austríaca devido à denúncia de assédio contra Christian Horner, chefe de equipe da RBR.

Apesar disso, Adrian negou que o “Caso Horner” foi o motivo da saída da escuderia, e afirmou que a saída foi motivada pela busca de novos desafios.

“Eu sentia que precisava de um novo desafio”, disse o projetista em coletiva de apresentação.

Os pilotos da equipe britânica são Fernando Alonso, bicampeão em 2005 e 2006, e Lance Stroll.

Carreira

O engenheiro britânico, de 65 anos, iniciou sua trajetória na Fórmula 1 nos anos 1980. Com passagens por diversas equipes no início de sua carreira, Newey foi o responsável por projetar o FW14B, da Williams, em 1992. O carro guiado pelos pilotos Nigel Mansell e Riccardo Patrese levou a equipe ao título do Mundial de Construtores, e deu a Mansell o Mundial de Pilotos, desbancando Ayrton Senna, campeão de pilotos em 1990 e 1991. A equipe também foi campeã com carros desenhados por Newey em 1993 e 1996.

Em 1998, Newey foi o responsável por desenhar o MP4/13. O monoposto foi guiado pelos pilotos Mika Hakkinen e David Coulthard. Hakkinen terminou a temporada campeão do Mundial de Pilotos, e a McLaren voltou a ser campeã de construtores após seis temporadas. Em 1999, a equipe conquistou mais um título, com o MP4/14.

O engenheiro rumou para a Red Bull em 2006. Na equipe austríaca ele desenhou os carros guiados por Sebastian Vettel e Mark Webber durante a primeira dinastia da escuderia entre os anos 2010 e 2013. Neste período, a RBR conquistou o tetracampeonato de construtores, e Vettel se sagrou tetracampeão do Mundial de Pilotos.

A segunda dinastia da RBR se iniciou em 2021 e dura até o momento. Entre os anos de 2021 e 2023 a equipe conquistou três Mundiais de Construtores, e Max Verstappen conquistou três Mundiais de Pilotos. A sequência de títulos pode igualar a da década passada em 2024 caso a escuderia e Max se sagrem campeões.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.