Ouvindo...

F1: Piastri vence na Arábia Saudita e assume liderança do mundial de pilotos

Australiano forçou punição para Verstappen, controlou corrida e superou Norris na classificação

Oscar Piastri, da McLaren, comemora vitória conquistada na Arábia Saudita

Neste domingo (20), o australiano Oscar Piastri, da McLaren, venceu o Grande Prêmio da Arábia Saudita de Fórmula 1. O piloto largou em segundo no grid, conseguiu ultrapassar Max Verstappen e conquistou a terceira vitória na temporada. Antes, havia vencido as etapas da China e do Bahrein.

Agora, Piastri é líder do Mundial de Pilotos com 99 pontos. Norris, que temrinou a corrida em 4º, tem 89 pontos. Verstappen tem 87 pontos e completa o top3 na classificação.

A próxima corrida da Fórmula 1 será no Estados Unidos. O GP de Miami será disputado no dia 4 de maio, um dos eventos que terá corrida sprint.

Leia também

O ponto mais decisivo da corrida foi na largada. Saindo do segundo lugar, Piastri largou melhor que o pole Verstappen e tinha a preferência na curva. O holandês saiu da pista e, na volta para a pista, não devolveu a posição para o piloto da McLaren.

Pela manobra, Verstappen foi punido com cinco segundos. Piastri apenas administrou a vantagem e assumiu a liderança quando o adversário cumpriu a punição. O holandês terminou a corrida na segunda etapa, enquanto Charles Leclerc, da Ferrari, terminou na terceira posição.

Como foi a corrida

Na largada, Yuki Tsunoda (Red Bull) e Pierre Gasly (Alpine) colidiram e tiveram que abandonar a prova. Antes da entrada do safety car, Max Vertsappen (Red Bull) realizou ultrapassagem irregular em Oscar Piastri (McLaren) e recebeu uma penalidade de cinco segundos.

Gabriel Bortoleto (Kick Sauber), que largou na 20ª posição do grid, não teve bom desempenho na corrida. O brasileiro ficou em 18º lugar, aproveitando o abandono de Tsunoda e Gasly.

Na parada dos boxes, por volta da 22ª volta, a Ferrari cresceu na corrida. Charles Leclerc aproveitou a ausência de Verstappen para atacar Piastri e, assim, tomar a dianteira da prova.

Com 30 voltas percorridas, Leclerc, Piastri, Verstappen, Norris e Russell se isolaram nas cinco primeiras posições, abrindo mais de 15 segundos em relação a Kimi Antonelli (Mercedes).

Na reta final da corrida, com 14 voltas restantes, Piastri ultrapassou Leclerc e assumiu a liderança da prova. Apesar de Verstappen atacar o australiano no restante do percurso, o piloto da McLaren manteve a liderança até o final.

Restando cinco voltas para o final, Lando Norris (McLaren) atacou Leclerc, mas não conseguiu ultrapassar. Assim, a terceira posição ficou com o piloto da Ferrari.

Veja como ficou o grid completo do GP da Arábia Saudita de Fórmula 1:

1. Oscar Piastri (McLaren)
2. Max Verstappen (Red Bull)
3. Charles Leclerc (Ferrari)
4. Lando Norris (McLaren)
5. George Russell (Mercedes)
6. Kimi Antonelli (Mercedes)
7. Lewis Hamilton (Ferrari)
8. Carlos Sainz Jr. (Williams)
9. Alex Albon (Williams)
10. Isack Hadjar (Racing Bulls)
11. Fernando Alonso (Aston Martin)
12. Liam Lawson (Racing Bulls)
13. Oliver Bearman (Haas)
14. Esteban Ocon (Haas)
15. Nico Hulkenberg (Kick Sauber)
16. Lance Stroll (Aston Martin)
17. Jack Doohan (Alpine)
18. Gabriel Bortoleto (Kick Sauber)
19. Yuki Tsunoda (Red Bull) - ABANDONOU
20. Pierre Gasly (Alpine) - ABANDONOU

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.