Christian Horner, chefe da equipe Red Bull Racing na Fórmula 1, justificou a troca de Liam Lawson por Yuki Tsunoda, da Racing Bulls, após somente duas corridas na temporada 2025. A mudança foi oficializada pela escuderia nesta quinta-feira (27).
Para o dirigente, Lawson enfrentava dificuldades com o RB21, carro da equipe para 2025, e que a troca visa a briga pelo Mundial de Construtores. Atualmente, a Red Bull ocupa a terceira colocação no campeonato com 36 pontos, 42 a menos que a líder McLaren.
“Tem sido difícil ver Liam enfrentar dificuldades com o RB21 nas duas primeiras corridas e, como resultado, tomamos coletivamente a decisão de fazer uma mudança antecipada. Entramos na temporada de 2025 com duas ambições: reter o Campeonato Mundial de Pilotos e reconquistar o título de Construtores, e esta é uma decisão puramente esportiva”, iniciou.
Adiante, Horner reconheceu que o bólido da equipe precisa de melhorias e que a experiência de Tsunoda pode auxiliar no desenvolvimento do carro.
“Reconhecemos que há muito trabalho a ser feito com o RB21, e a experiência de Yuki será extremamente benéfica para ajudar a desenvolver o carro atual. Damos as boas-vindas a ele na equipe e estamos ansiosos para vê-lo ao volante do RB21”, concluiu.
“Proteger” carreira de Lawson
Por fim, Christian apontou mais um motivo para a mudança de pilotos entre as equipes: proteger e desenvolver o potencial de Liam Lawson.
“Temos o dever de proteger e desenvolver Liam e, juntos, entendemos que, após um início tão difícil, faz sentido agir rapidamente para que ele possa ganhar experiência, continuando sua carreira na F1 com a Visa Cash App Racing Bulls, um ambiente e uma equipe que ele conhece muito bem”, disse Horner.
O campeonato
Lando Norris, da McLaren, lidera o Mundial de Pilotos com 44 pontos. Max Verstappen, da Red Bull, ocupa a segunda colocação com 36, e George Russell, da Mercedes, fecha o top 3, com 35 pontos. Yuki Tsunoda, ainda piloto da Racing Bulls, ocupa a 13ª posição com três pontos conquistados.
Próxima etapa
Tsunoda estreará pela Red Bull “em casa”. A próxima etapa da Fórmula 1 será o Grande Prêmio do Japão, no dia 6 de abril.