A Toyota surpreendeu o mundo do automobilismo ao retornar à Fórmula 1. Nesta quinta-feira (11), a montadora japonesa anunciou uma parceria técnica com a equipe Haas. Agora, o time norte-americano passará a trabalhar com engenheiros, fabricação de peças de carros e desenvolvimento de pilotos.
“Temos o prazer de anunciar que a Haas e a Toyota concluíram um acordo básico para entrar em uma parceria técnica, como o desenvolvimento de veículos da Haas”, afirmou Tomoya Takahashi, presidente da divisão de automobilismo da Toyota.
“Gostaríamos de expressar nossa gratidão ao Sr. Gene Haas, Sr. Ayao Komatsu, Sr. Stefano Domenicali [CEO da Fórmula 1], Sr. Fred Vasseur [chefe de equipe da Ferrari] e todos os nossos parceiros pela cooperação e compreensão excepcionais nesta parceria”, continuou.
A fabricante japonesa esteve presente na Fórmula 1 com carros e motores próprios entre 2002 e 2009, antes de se retirar sem ter vencido nenhuma corrida. O retorno à categoria ocorre pela divisão esportiva da equipe, a Toyota Gazoo Racing.
Atualmente, participa dos Campeonatos Mundiais de Endurance (WEC) e de Rally (WRC). Além disso, participa de categorias nacionais como a Stock Car, Toyota Gazoo Racing Argentina e o Campeonato de Turismo Britânico.
A Fórmula 1 terá como próxima corrida GP dos Estados Unidos. As atividades serão disputadas o Circuito das América, em Austin, no Texas, entre os dias 18 a 20 de outubro.