Ouvindo...

Saiba como está negociação entre Chelsea e Pedro Lima, joia do Sport

Staff do jogador chegou a discutir salários com o clube inglês, mas conversas não avançaram desde então

Pedro Lima, lateral-direito do Sport, durante jogo contra o Atlético, pela Copa do Brasil

Principal promessa do Sport, o lateral-direito Pedro Lima tem o Chelsea como seu destino mais provável na próxima janela de transferências. Entretanto, as conversas para a assinatura de contrato entre as partes ainda não estão encerradas.

No último domingo (9), o jornalista italiano Fabrizio Romano publicou que o clube inglês já acertou as bases salariais com o atleta e que os últimos detalhes deveriam ser finalizados nos próximos dias.

À Itatiaia, o empresário do jovem de 17 anos, Renato Guimarães, confirmou que houve uma conversa sobre salários, mas disse que a negociação voltou a “emperrar” nesta segunda (10). O motivo não foi esclarecido, mas o Chelsea segue como favorito para contratar Pedro.

Outros clubes da Europa chegaram a fazer contato para sondar Pedro Lima, mas apenas os Blues fizeram proposta oficial. A primeira foi de 8 milhões de euros (cerca de R$ 45 milhões). A segunda e última, de 10 milhões de euros (cerca de R$ 57 milhões), com alguns gatilhos a serem atingidos pelo atleta.

O lateral deve estar presente no jogo do Leão da Ilha contra o Paysandu, marcado para esta segunda, pela nona rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro recebe o Papão a partir das 21h30 (de Brasília), na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE).

Empréstimo ao Strasbourg?

A ideia dos Blues, segundo Fabrizio Romano, é emprestar Pedro Lima ao Strasbourg, da França, que pertence ao mesmo grupo que controla o Chelsea. Isso porque o atleta ainda não atende aos pré-requisitos estabelecidos para jogadores de fora da Europa atuarem na Premier League.

Pedro Lima precisa se encaixar em uma métrica da FA (Federação Inglesa) chamada “work permit”, que contabiliza minutos em em ligas e copas nacionais, seleções e competições internacionais.

O sistema estabelece que atletas não europeus só poderão atuar na Inglaterra se atingirem 15 pontos, divididos da seguinte forma, sempre contando os 12 últimos meses:

  • Número de jogos pela seleção de seu país;
  • Número de minutos jogados em competições nacionais;
  • Número de minutos jogados em competições internacionais;
  • Última posição do time do jogador em sua liga nacional;
  • Até onde o time do jogador avançou em competições internacionais;
  • Em qual nível está a liga do time do jogador

A Série B do Campeonato Brasileiro, que Pedro Lima disputa pelo Sport, está no sexto e último nível. Dessa forma, Pedro Lima, que tem 29 jogos como profissional, sendo sete pela Segundona, ainda não está apto a atuar na Inglaterra.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.