O fisiculturista Ramon Dino refletiu sobre os anabolizantes. Em entrevista à CNN, o atleta falou sobre a responsabilidade de influenciar pessoas quanto ao uso dessas substâncias.
No Mr. Olympia 2023, o brasileiro já havia declarado que fazia uso de substâncias e que, sem elas, não é possível competir em alto nível no fisiculturismo.
“É muita responsabilidade [influenciar jovens]. Como a gente tem profissionais na equipe que entendem sobre esse assunto, a gente sempre direciona para esses profissionais”, iniciou.
O campeão do Mr. Olympia Brasil ainda disse que busca instruir os aspirantes que conversam com ele.
“Mas o que a gente indica toda vez: ‘Quando você começar, faz o seu máximo natural, busca se superar, chega no seu limite. Depois, se você ver que é uma opção, fazer o uso, você usa [anabolizantes]. Mas usa corretamente. Procura um médico para isso. Para te indicar a dosagem certa, o que usar’. Mas o público, principalmente o jovem, é um pouco emocionado. Eles querem tudo rápido”, refletiu.
Possível solução
No podcast, ele ainda completa dizendo que, atualmente, os fisiculturistas possuem saídas para o uso de anabolizantes.
“Mas a gente tenta influenciar da melhor forma. E acho que vem dando certo. Está aparecendo muito campeonato de naturais agora. É muito bacana isso, porque não necessariamente você precisa usar o anabolizante. Então é uma saída para quem não gosta de fazer o uso e está nesse meio do fisiculturismo. É uma porta para eles, o fisiculturismo natural”, explicou.
“Acho que é um assunto para deixar para os médicos do esporte. Tem que conscientizar os jovens que nós somos atletas. O uso não é para qualquer pessoa. A galera tem a falsa ilusão que o uso do anabolizante vai trazer algum benefício. Não vai. Pelo contrário, vai te trazer efeitos colaterais”, completou Vitória Viana, esposa de Dino e futura fisiculturista.
“O anabolizante não vai fazer mal. Vai fazer mal, se fizer o uso incorreto”, finalizou o acreano.
Metas para 2025
Ramon Dino também já traçou algumas metas para 2025. A principal delas é a mais esperada: ganhar o Mr. Olympia 2025.
Entretanto, o acreano não quer focar apenas em sua própria carreira. Para o próximo ano, ele revelou querer ajudar a esposa, a influenciadora e futura fisiculturista, Vitória Viana, a alavancar a carreira no fisiculturismo.
Vit, como é conhecida, está se preparando para subir aos palcos para competir. Ao podcast da CNN Esportes, ela revelou estar muito forte para a categoria ‘Bikini’, mas ainda estar pequena para a categoria Wellness, que é seu objetivo.
A influenciadora disse que não tem pressa para evoluir e que não tem planos para o ano que vem.