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ACE PRIME CORE vence primeiro torneio presencial de VALORANT Mobile na China

Organização superou a EDward Gaming e conquistou o título do Platform Finals, marco inicial do circuito competitivo do jogo no país

ACE PRIME CORE foi a grande campeã do primeiro torneio presencial de VALORANT Mobile

O cenário competitivo de VALORANT Mobile deu um passo importante na China com a realização do primeiro torneio presencial da modalidade. A competição, chamada Platform Finals, foi vencida pela equipe ACE PRIME CORE, que derrotou a EDward Gaming (EDG) por 3 a 1 na grande final, disputada diante de grande público na Canton Tower Plaza, em Guangzhou.

Com o título, ACE PRIME CORE e EDG garantiram vaga nas Finais Nacionais de VALORANT Mobile, marcadas para dezembro durante o Aranya Grand Masters, evento internacional de skate que também receberá a decisão do circuito chinês da versão de PC do jogo.

Estrutura e formato do circuito

O torneio fez parte do novo circuito nacional de VALORANT Mobile, lançado pela Riot Games exclusivamente na China. A competição distribuiu 300 mil yuans (cerca de R$ 226 mil) em prêmios e integra um sistema que conta com quatro caminhos de classificação até as Finais Nacionais — com premiação total de US$ 418 mil (aproximadamente R$ 2,15 milhões).

O Platform Finals é um desses caminhos. Ele reuniu oito equipes que se classificaram por meio de torneios online organizados por grandes plataformas de streaming chinesas, como Douyu, Huya, KuaiShou, Douyin e Bilibili. As demais vias de acesso ao torneio final envolvem qualificatórias nacionais, competições universitárias e disputas corporativas.

VALORANT Mobile cresce rapidamente na China

O lançamento de VALORANT Mobile ocorreu em 19 de agosto de 2025, restrito ao território chinês, e já movimentou o cenário local. O jogo arrecadou mais de US$ 1 milhão e ultrapassou 170 mil downloads no primeiro dia.

A Riot Games pretende investir 1,5 bilhão de yuans (cerca de R$ 8 bilhões) nos próximos três anos para desenvolver o ecossistema competitivo de VALORANT Mobile, o que inclui campeonatos presenciais, apoio a equipes e expansão da base de jogadores.

Alguns dos atletas que participaram do Platform Finals vieram de outras modalidades mobile, como Call of Duty Mobile, o que demonstra o potencial de migração e crescimento do novo título da Riot no cenário global.

Futuro e possível vantagem chinesa

Apesar do sucesso inicial, VALORANT Mobile ainda não tem data de lançamento global. A consolidação do circuito chinês levanta o debate sobre uma possível vantagem competitiva do país quando o jogo for disponibilizado em outros mercados.

Entretanto, a história recente dos eSports mostra que a hegemonia regional tende a ser temporária. Em outras modalidades, como League of Legends e Apex Legends, o equilíbrio competitivo se transformou ao longo dos anos, com novas regiões alcançando o topo.

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Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports