Ouvindo...

Quem é Ramon Dino, fisiculturista brasileiro que vai disputar o Mr. Olympia

Atleta acreano é a maior promessa do Brasil na modalidade

Ramon Queiroz, mais conhecido como Ramon Dino, é o principal atleta brasileiro de fisiculturismo na atualidade. Dino já foi duas vezes vice-campeão do Mr. Olympia, o maior torneio da modalidade, e neste ano vai em busca do primeiro lugar.

Com 1,81 de altura e 101 kg, o brasileiro já conquistou o Olympia Amador Brasil 2018, Muscle Contest Brazil 2021, Arnold Classic 2023 e ainda foi vice-campeão do Europa Pro e do Mr. Olympia em 2022 e 2023.

O atleta é a maior promessa do Brasil para o Mr. Olympia 2024 na categoria Classic Physique. O evento começa no dia 10 de outubro e vai até 13 de outubro.

História

O atleta, de 29 anos, nasceu no Rio Branco, capital do Acre. Ramon é filho de Suzana e Hamilton.

Com 14 anos, Ramon começou a treinar na academia e logo se apaixonou. Entretanto, por falta de dinheiro, ele precisou parar de frequentar o local.

Apesar de não ter uma boa estrutura para realizar os treinos, Dino passou a praticar a musculação com o que tinha. O atleta começou a fazer exercícios de calistenia ao ar livre, no Horto Florestal do Rio Branco.

Devido a sua genética e dedicação, Dino ganhou massa facilmente e chamou a atenção do treinador Márcio Garcia. Ramon tinha 18 anos quando se juntou com Márcio para treinar e competir em eventos.

As primeiras competições do atleta foram em eventos amadores. Em 2016, ele participou do Campeonato Estadual de Rondônia. Um ano depois, ele foi campeão do campeonato nacional amador disputado em Santa Catarina.

Em 2018, o atleta participou do Olympia Amador Brasil. Ramon foi campeão do evento disputado em São Paulo.

Apesar das conquistas, o esporte não dava retorno financeiro para Dino, que pensou em abdicar da modalidade para procurar um emprego rentável.

Entretanto, em 2020 a situação começou a mudar. O acreano foi convidado para participar da Mansão Maromba, casa de influenciadores criada por Tiago Toguro. Com sua estadia na mansão, os patrocinadores começaram a aparecer e ele ganhou notabilidade.

Em 2021, Ramon participou pela primeira vez do Europa Pro e foi vice-campeão. Sua colocação na disputa garantiu uma vaga no maior evento de fisiculturismo do mundo, o Mr. Olympia.

Dino participou do Mr. Olympia em 2022 e 2023. Em ambas ocasiões, ele saiu como segundo colocado.

Em 2024, Ramon Dino vai em busca do troféu inédito.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Karen Cristina é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte
Leia mais