Em duelo de brasileiras, Mackenzie Dern venceu Virna Jandiroba neste sábado (25), no UFC 321, em Abu Dhabi, e conquistou o cinturão peso-palha da organização. O triunfo foi definido por decisão unânime dos juízes.
Mackenzie nasceu em 24 de março de 1993, em Phoenix, no Arizona, nos Estados Unidos. Filha de Wellington “Megaton” Dias, um dos grandes nomes do jiu-jitsu brasileiro, ela dividiu a vida entre os dois países.
Dern começou a lutar jiu-jitsu aos três anos de idade, sob influência do pai e da madrasta, Luciana Tavares.
Ela começou a carreira no MMA em 2018. A brasileira estreou contra Ashley Yoder no ‘UFC 222: Cyborg vs. Kunitskaya’ e venceu por decisão dividida.
Em fevereiro de 2019, ela anunciou uma pausa na carreira devido a uma gravidez. Moa, filha de Mackenzie, nasceu em julho daquele ano.
Após sete meses fora, ela voltou a lutar em outubro de 2019. No UFC Fight Night: Joanna vs. Waterson, ela perdeu para a mineira Amanda Ribas por decisão unânime.
No UFC, Mackenzie Dern disputou 16 lutas, com 11 vitórias e cinco derrotas.
Cinturão peso-palha no UFC 321
O título da divisão estava sem dona desde que a chinesa Zhang Weili abdicou dele para lutar pelo cinturão do peso-mosca contra Valentina Shevchenko.
O combate entre Dern e Jandiroba foi intenso do início ao fim. Melhor para Mackenzie, que foi mais consistente especialmente no quarto round.
Após conquistar o cinturão, a lutadora entregou o objeto para a filha, visivelmente emocionada.
 
                 
 
 
 
